Foto: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão

 

 Um dos atrativos mais visitados em Barão de Cocais é o Santuário de São João Batista, igreja do século XVII que contou com a participação intensa do mestre Aleijadinho em sua construção e ornamentação, os altares são folheados a ouro.

 

 A Serra do Garimpo possui relevante diversidade biológica, geomorfológica e histórica, além de vistas panorâmicas de onde se podem avistar seis cidades vizinhas. O Distrito de Cocais é também bastante procurado pelos turistas. O local é aconchegante, acolhedor e perfeito para caminhadas, trekking e passeios a cavalo.

 

    Dentre seus atrativos, destacam-se a Igreja de Sant’ana, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada com pinturas rupestres de cerca de seis mil anos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Cachoeira de Cocais ou Pedra Pintada.

 

Dicas de Viagem: O Parque Nacional do Caraça, a 26 quilômetros de distância de Barão de Cocais, localizado nos municípios de Santa Bárbara e Catas Altas, é uma visita imperdível. O Centro Histórico é composto pelo Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, o prédio do antigo Colégio, o Claustro com a Catacumba e o Relógio de Sol e o Calvário. O Santuário do Caraça também possui atrativos naturais como cachoeiras e trilhas. A pedra do Caraça é um dos pontos mais visitados e dá nome ao Santuário. À noite, com sorte, o turista pode ver de perto os lobos-guará que comem nas mãos dos padres da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Ver mais