Turismo em Minas Gerais | Lagoa Santa

ATRATIVOS PARA CURTIR NESTE LOCAL

Parque Estadual do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980 e possui área total de 2.004 hectares. Situado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, ao norte de Belo Horizonte, abriga uma paisagem peculiar por suas características, destacando-se pela beleza cênica do seu conjunto de lagoas, grutas, pinturas rupestres e sumidouros. Com o objetivo de preservar e ser referência da memória do patrimônio cultural e natural, além de preservar a biodiversidade associada da região, o Parque possibilita atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo. O estacionamento e a praça de entrada da Gruta da Lapinha têm o acesso gratuito, assim como a visita auto-guiada no Museu Peter Lund. A Gruta da Lapinha é o principal atrativo do Parque Estadual do Sumidouro. O acesso é feito pela portaria do Museu Peter Lund, em Lagoa Santa, com cobrança de entrada. Em 2011, a gruta foi eleita uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real". A Gruta da Lapinha faz parte da Rota das Grutas Peter Lund composta por sete pontos turísticos, três deles são grutas. Gruta da Lapinha em Lagoa Santa, Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas e Gruta de Maquiné em Cordisburgo, todas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais. Dentro da área do Parque Estadual do Sumidouro, é possível fazer trilhas guiadas e auto-guiadas, de dois a onze quilômetros. Passando por atrativos como mirantes, lagoa e maciços de calcário. Nos percursos é possível contemplar a diversidade botânica, a composição geológica e a hidrologia peculiar da região. A escalada, o rapel, o trekking e o mountain bike são atividades com cobrança por atividade e são realizadas sob supervisão de empresa especializada com mais de vinte anos de experiência no turismo de aventura. As atividades incluem seguro, guiamento, instrução e equipamento de segurança quando necessário. O IEF utiliza as dependências do Parque para realização de atividades de educação ambiental e patrimonial com as escolas públicas e comunidades de entorno. Escolas dos municípios de Pedro Leopoldo e projetos de educação patrimonial, mesmo que fora das áreas de entorno, podem pleitear isenção de entrada no Parque.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Estrada Campinho Lapinha, s/n - Lapinha

    CEP 33.400-000 - Lagoa Santa - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo de Belo Horizonte, seguir pela MG-010 sentido Lagoa Santa, mesmo caminho para a Serra do Cipó. No bairro Campinho, em Lagoa Santa, entrar à esquerda sentido Lapinha, após o Km 44, e seguir as placas indicativas do Parque. Deste ponto são 6 km até a recepção do Museu Peter Lund/Gruta da Lapinha. A Casa Fernão Dias, na outra entrada, fica a outros 6 km aproximadamente. Todo o trajeto é sinalizado. As linhas de ônibus que dão acesso à portaria Museu/Gruta da Lapinha são 3002, 3003 e 3004 (Consorcio Lagoa Viva).

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Gruta da Lapinha e Museu Peter Lund segue o funcionamento do Parque. Já as Atividades de Aventura (Trilha, escalada, Rapel, mountain bike) funcionam de terça a domingo de 8h30 às 17h.

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

    20,00

  • Atividades Realizadas

    Visita a Gruta da Lapinha, principal atrativo do Parque Estadual do Sumidouro. O acesso é feito pela portaria do Museu Peter Lund. Rapel - Atividade lúdica e desafiadora que consiste em descer por uma corda, em um paredão de vinte metros utilizando equipamentos específicos como cadeirinha e capacete. Essa atividade é guiada e pode ser feita por pessoas com mais de cinco anos de idade. Escalada - Acesso a área de escalada, com mais de cem vias, de 3º a 9º grau, de cinco a vinte e oito metros de altura, liberada para esportistas com autonomia e equipamentos próprios. As trilhas de acesso são limpas e sinalizadas. A atividade possui seguro obrigatório. Não esqueça seu capacete. Escalada guiada - A Escalada Guiada pode ser praticada por pessoas sem nenhuma experiência. As vias, caminhos nas pedras, disponíveis são de nível fácil, e com a utilização de equipamentos são totalmente seguras. Utiliza-se capacete, cadeirinha, cordas específicas e todos os demais aparatos de segurança para que sua aventura seja não apenas memorável, mas muito segura e divertida. A atividade é para todas as idades. Trekking - Dentro da área do Parque Estadual do Sumidouro, é possível fazer trilhas guiadas e autoguiadas, de dois a onze quilômetros. Passando por atrativos como mirantes, lagoa e maciços de calcário. Nos percursos é possível contemplar a diversidade botânica, a composição geológica e a hidrologia peculiar da região. Mountain Bike - O parque possui hoje duas trilhas para cicloturismo, de oito e doze quilômetros, limpas e sinalizadas para serem feitas de forma autoguiada e com equipamento próprio. Para utilização das trilhas é necessário agendamento prévio. É possível alugar bicicletas para a atividade.

  • Acessibilidade

3.30
(150)

Lagoa Santa

Avalie aqui

Deseja informar que o local não coincide com o item a ser avaliado?

O que eu procuro em Minas?