Santos Dumont é uma cidade mineira com pouco mais de 46 mil habitantes localizada na Zona da Mata mineira, próximo à Juiz de Fora e Barbacena. Sua história mistura-se com a história da Estrada Real, que foi responsável pelo crescimento da região.


Seu nome é uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do avião, que nasceu aqui na Fazenda de Cabangu. Nessa fazenda foi criado o Museu de Cabangu onde está a Casa de Santos Dumont e o acervo fotos de todos os seus experimentos. Santos Dumont possui diversos atrativos turísticos, como a Estátua do nosso ilustre Alberto Santos Dumont, Réplica da Torre Eiffel em homenagem ao voo com o dirigível em torno da Torre.


Os vagões do Restaurante do antigo Trem de Prata composto pela belíssima e imponente Locomotiva N° 370 "Zezé Leone" que estão estacionados na estação da antiga linha da Central do Brasil onde atualmente funciona um Restaurante. Calçamento original da Estrada Real com 10Km de extensão localizado sentido Antônio Carlos, na altura da Fazenda da Mantiqueira, também conhecida como “Serra do Navio”, neste local estão preservados dois chafarizes que serviam para a parada dos tropeiros.


A Represa da Ponte Preta que no período do verão, é bastante visitada aonde pessoas vão para nadar, soltar pipa, andar de barco, pescar e acampar. A Represa de Chapéu D’Uvas que permite a pesca esportiva e o turismo de aventura na região, a represa ainda conta com a Matriz em ruínas do distrito de Velha Dores que está cercada pelas águas do Rio Paraibuna.


O distrito de Conceição do Formoso que é caracterizado pelas belezas naturais com montanhas, cidade pacata com casario barroco e rural da época, além de belas cachoeiras, sendo a mais famosa Cachoeira da Fumaça, que encantam os visitantes.
A gastronomia é conhecida pelo seu Doce de leite Borboleta e o Queijo do Reino que é famoso e compõe o Mapa Gastronômico de Minas Gerais e o Programa Terroirs da Estrada Real. Enfim, venha se deliciar e conhecer nossa cidade!

Ver mais