Durante o século XVIII, quando já não havia mais ouro nos rios Pomba e Paraibuna, os mineradores saíram em busca de outros locais para minerar ou para lavoura. Chegaram ás margens de um rio e ali se estabeleceram formando um povoado nas terras férteis que o circundavam. A esse local deram o nome de Rio Novo.

    O destino é dotado de diversas cachoeiras, sendo a do Calixto a mais procurada durante o carnaval, que oferece concursos de Drag Queen, trio elétrico, entre outras atividades. Dentre os  atrativos de Rio Novo estão o Museu Histórico de Rio Novo, o Centro Histórico, as Fazendas Santa Felicidade, Bela Vista e Nova Era, o Pesqueiro do Portela, e as Igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião, do Senhor dos Passos e a Matriz Nossa Senhora Aparecida.

 

Dicas de Viagem: Bloco do Zé Pereira - O Bloco do Zé Pereira, tradição mais antiga do destino, acontece 40 dias antes do carnaval. O bloco tem mais de um século de existência, e foi tombado como bem imaterial de Rio Novo pelo IEPHA-MG. Pesqueiro do Portela - O pesqueiro é cercado pela natureza e por isso local tranquilo para o descanso e contemplação. O visitante também pode seguir a trilha que leva até a Cachoeira Santa para um mergulho refrescante. Passeios a cavalo da Fazenda Nova Era - A Fazenda Nova Era oferece o serviço de guia, roteiro programado, aluguel de animais e equipamentos para cavalgadas em suas terras.

Ver mais