Foto: Acervo Setur-MG / Juliana Pereira Silva Fernandes

 

O povoamento da região de Nova União começou durante o Ciclo do Ouro, em que muitos garimpeiros se estabeleceram em busca de minas de ouro e prata. Inicialmente o povoado foi chamado de Viúva, recebendo depois o nome de União ao ser elevado a distrito e por fim o nome de Nova União.

O destino conserva muitas áreas verdes e agradáveis cachoeiras, e tem como principal atrativo o Parque Nacional da Serra do Cipó que conta com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Nele, é possivel praticar atividades de ecoturismo como hikking, canyoning; passeio de caiaque e barco, turismo equestre; trekking, ciclo turismo, caving e alpinismo. Fora dos limites do parque, estão outros atrativos como as Cachoeiras Alta e do Zé Grilo e a Trilha do Divino.

As Igrejas Nossa Senhora Aparecida e Matriz de São Sebastião, junto com a Fazenda Vista Alegre, produtora da Cachaça Germana, são alguns dos atrativos culturais de Nova União.

Dica de Viagem: Durante o mês de agosto, acontece a tradicional Festa da Banana, que oferece diferentes pratos e guloseimas e até aguardente feita dessa fruta.

 

Ver mais