-
Alerta de viagem: Covid-19
Atualizado em: 09/12/2020Barreiras Sanitárias
Sem barreiras
Funcionamento dos estabelecimentos
Quantidade
Hospedagem
Maioria ou todos funcionam normalmente
Alimentacão
Maioria ou todos funcionando parcialmente (isto é, se está funcionando com capacidade reduzida, dias/horários reduzidos)
Parques
Maioria ou todos fechados
Atrativos Naturais
Maioria ou todos fechados
Atrativos Culturais
Maioria ou todos funcionando parcialmente (isto é, se está funcionando com capacidade reduzida, dias/horários reduzidos)
Carga Horária
Hospedagem
Funcionando normalmente, como antes da pandemia
Alimentacão
Funcionando com restrições de horário, mas não de dias da semana
Parques
Não se aplica (estão fechados)
Atrativos Naturais
Não se aplica (estão fechados)
Atrativos Culturais
Funcionando com restrições de horário e de dias da semana
Foto: Acervo Setur-MG / Guilherme Bergamini
Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. A fama não se deve apenas à questão religiosa, mas, também por guardar um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil, as esplêndidas obras executadas pelo mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para conhecer mais sobre este atrativo não deixe de visitar o Museu de Congonhas, que mostra de forma interativa e moderna as diversas concepções que existem no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, juntamente com as obras de Aleijadinho.
A atividade mineradora é a base da economia local, devido às ricas jazidas de minério de ferro. O Museu da Romaria (Museu de Mineralogia de Congonhas) é o atrativo certo se você deseja conhecer mais sobre a história da mineração em Minas Gerais.
O nome Congonhas deriva de uma planta chamada “Congonha”, da palavra tupi “Kô gôi” que significa “o que sustenta” ou “o que alimenta”. A planta era muito utilizada para fazer um chá que, segundo a população, é benéfico para vários tipos de males. Entre as atrações naturais da cidade, a Cachoeira da Água Limpa tem um tobogã natural, perfeito para divertir os turistas. No Horto Florestal, trilhas levam o visitante até o alto de um morro, onde foi construído um mirante.Já a Lagoa da Água Preta recebe visitantes em busca do efeito de luz criado pelas luzes da cidade.
Dicas de Viagem: No Santuário Bom Jesus de Matosinhos, no adro da igreja e nos Passos da Paixão, há esculturas de Aleijadinho. São 12 profetas em pedra-sabão e 66 figuras em cedro nos Passos da Paixão.