Turismo em Minas Gerais | Tropeiro Vegano

723
Foto por: Acervo Cozinha Cipó
Atualizado em: 30/10/2020

Gosto de Minas: Tropeiro Vegano

Embora a cozinha mineira esteja muitas vezes diretamente ligada ao consumo de carne, é possível apreciar as nossas delícias típicas, recheadas de sabor e cor experimentando pratos feitos sem carnes ou derivados de animais, como é o caso da receita do dia: Um típico feijão tropeiro vegano

 

Estilo de Vida

A escolha de não ingerir produtos de origem animal é mais que um comportamento alimentar, e com o passar do tempo ganhou o status de estilo de vida, e independente da motivação, a gente sabe que dá pra comer muito bem e manter os índices nutritivos da maneira correta sem a ingestão de carne. 
Quem é adepto da prática está acostumado com a criatividade e a liberdade para criar as receitas abusando do sabor e da cor dos mais diversos legumes, vegetais e até processados de origem vegetal. A cozinha mineira é um cômodo muito acolhedor, e com os veganos e vegetarianos não seria diferente. 

 

Baixo Investimento e Alto Valor Nutricional

Primeira opção na lista das pessoas veganas e vegetarianas, os legumes ainda são os queridinhos do pessoal e é claro, a produção no estado cresce vertiginosamente, impulsionada também pelas diversas formas de cultivo como é o caso de produtores no município de Capim Branco, município que se torna referência na produção de orgânicos
Além dos legumes os cogumelos também são bastante utilizados nas culinárias vegana e vegetariana, sendo também uma alta fonte nutricional, você sabia que é  possível encontrar mais proteína em 100g de cogumelo que na mesma quantidade de carne? A cidade de Extrema no sul do estado tem se tornado uma referência na produção dos fungi e incluindo-os na gastronomia típica da região, é a nossa gastronomia se abrindo a todas as possibilidades!
A receita do dia é muito especial e saborosa e foi trazida pela chef Juliana Resende, um feijão tropeiro que é uma das nossas marcas registradas e que vai deixar todo mundo com água na boca. Tome nota na receita e quando fizer, compartilha o resultado com a gente nas redes sociais!

 

 Tropeiro Vegano


 Ingredientes 
( Serve entre 4 e 6  pessoas )

- 200g de Feijão Roxinho, cozido ao dente e escorrido (adicione folhas de louro no cozimento)
- 100g de Tofu Defumado, cortado em cubos pequenos
- 100g de Tofu Fresco, drenado (retirar a água secando bem com papel toalha ou pano de prato) e amassado no garfo 
- 1 cenoura média, cortada em meia rodela (meia lua - caso esteja grande parta a rodela ao meio)
- 1 cebola, cortada em cubos pequenos 
- 3 dentes de alho, triturados
- 3 Folhas de couve, lavadas e cortadas bem finas
- Farinha de mandioca fina, a gosto
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite
- Sal, pimenta do reino e páprica defumada a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto, picados bem finos


   Modo de Preparo

Em uma frigideira, refogue 1 colher de azeite com pouco de alho e a cúrcuma. Adicione um pouco de pimenta do reino e o tofu fresco amassado. Tempere com sal a gosto e deixe refogar por uns 2 minutos. Reserve.
Em uma panela, fogo médio a alto,  refogue a cebola até ficar translúcida. 
Adicione o tofu defumado e tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e páprica defumada. Deixe o tofu dourar, mexendo sempre, até criar uma crostinha (não deixe fritar demais para não ficar duro). Adicione o alho e deixe dourar.
Adicione a cenoura e deixe dourar até caramelizar (criar uma crosta).
Adicione o feijão e misture bem. Caso estiver grudando, adicione um pouco de água para deglaçar o fundo da panela (soltar a crosta do fundo da panela).
Desligue o fogo e adicione a couve e, em seguida, vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos até incorporar bem. Cuidado para que não fique muito seco.
Adicione o tofu fresco mexido na cúrcuma e finalize com salsinha e cebolinha.
Sirva com arroz, vinagrete ou o acompanhamento de sua preferência.

Sobre o Autor

Juliana Resende

Advogada de formação, estudou Nutrição e Culinária Ayurvédica. Em 2020, iniciou as atividades de seu restaurante especializado em comida à base vegetal em BH.

Comentários

O que eu procuro em Minas?