Gosto de Minas: Tira gostos Mineiros
Descubra seis tira gostos mineiros que vão acompanhar bem as nossas cervejas.
A cozinha mineira é sem sombra de dúvida um dos grandes pontos de encontro do nosso estado, e os bares sem dúvida representam isso, não é à toa que BH é a Capital mundial dos botecos!
Minas Gerais é um estado cheio de causo, e é claro, ao redor de uma mesa de bar, as histórias ganham versões e nuances ainda melhores. Sejam regadas pela tradicional cachaça mineira, pelos nossos vinhos e até mesmo pelas cervejas que aqui são produzidas.
A matéria de hoje é um compilado de dicas deliciosas para os amantes da boa cerveja mineira, e que, em casa ou no buteco, não abrem mão de um tira gosto. São 6 dicas fáceis e pra todos os gostos, que com certeza vão acompanhar bem a nossa gelada preferida!
Refrescância e Qualidade!
Nosso estado é considerado a Bélgica Brasileira, tanto pela semelhança no processo produtivo de cervejas artesanais quanto na qualidade dessas..
A nossa história com a bebida é antiga, e começa no Santuário do Caraça por volta de 1820 e atravessa gerações, passando por Juiz de Fora, pelo Triângulo Mineiro, por Nova Lima e por diversas cidades do estado, que abrigam as inúmeras fábricas de cervejas artesanais que abastecem nossos bares.
As cervejas mineiras são sinônimo de sabor e qualidade e claro, todas elas acompanham muito bem os tradicionais tira gostos, que são algumas das muitas especialidades da nossa cozinha.
Torresmo
Quando falamos em tira gosto mineiro, o torresmo é sem sombra de dúvidas um dos primeiros que vem à cabeça de muitos.
Nosso queridinho é um dos mais versáteis itens da cozinha mineira, podendo ser consumido sozinho ou em outros pratos (como é o caso do feijão tropeiro). O torresmo é uma das melhores pedidas quando o assunto é fazer companhia para nossas cervejas.
Segundo os especialistas o torresmo fica melhor se harmonizado com as cervejas do tipo Pilsen ou Lager, cujo leve amargor contrasta com a gordura de porco frita, hummmm já deu até água na boca né? Aproveite e confira aqui a receita do Torresmo da Dona Lucinha!
Pastel de Angu
Outro tradicionalíssimo representante da categoria tira gosto, o pastelzinho de angu é uma delícia vinda diretamente de Itabirito .
Com opções diversas de recheio e um preparo simples e cheio de história, o pastel de angu também pode ser muito bem harmonizado com uma Pilsen, uma cerveja leve e com um suave amargor.
E aí, já sabe qual recheio vai usar no seu pastel de angu? Aqui você confere a receita dessa delícia mineira.
Fígado com Jiló
Um dos mais clássicos, seja na capital ou no interior, o Fígado com Jiló ganha preparos diversos ao longo do estado, mas é sem dúvida uma das opções mais tradicionais de tira gosto.
Aqui, a pedida é também a pilsen, que contrasta com o sabor da mistura e proporciona uma refrescância de outro mundo!
Almôndegas
Não é por que tá frio, que a gente não vai tomar uma cervejinha, e é claro, tem tira gosto para essa época do ano também!
As almôndegas são de preparo rápido, simples e claro, extremamente saborosas. A dica é harmonizar com uma cerveja preta que geralmente tem um sabor complementar à carne de porco, um dos ingredientes da receita.
Vale a pena demais experimentar!
Queijos
Não tem jeito de falar de cozinha mineira sem falar de queijo , e aqui não seria diferente. Sejam combinados com linguiças, embutidos ou itens de charcutaria, os queijos são ótimas opções!
A dica para escolher as cervejas é sempre perceber as características dos queijos, em geral os queijos Mineiros vão muito bem com as american lagers.
São diversas opções, tanto de tira gostos, quanto de bebidas, todos genuinamente e deliciosamente mineiros.
Essa conversa toda deu sede demais, e fome também. Já escolheu qual tira gosto vai experimentar hoje? Conta aqui nos comentários qual o seu preferido!
E se quiser saber mais sobre a história da cerveja em Minas, confira aqui nosso post especial sobre as cervejas mineiras.
Comentários