Turismo em Minas Gerais | Tira Gostos Mineiros

1.506
Foto por: Foto: UMAMI Comunicação
Atualizado em: 04/06/2021

Gosto de Minas: Tira gostos Mineiros  

Descubra seis tira gostos mineiros que vão acompanhar bem as nossas cervejas.

cozinha mineira é sem sombra de dúvida um dos grandes pontos de encontro do nosso estado, e os bares sem dúvida representam isso, não é à toa que  BH  é a Capital mundial dos botecos

Minas Gerais é um estado cheio de causo, e é claro, ao redor de uma mesa de bar, as histórias ganham versões e nuances ainda melhores. Sejam regadas pela tradicional cachaça mineira, pelos nossos vinhos e até mesmo pelas cervejas que aqui são produzidas.  

A matéria de hoje é um compilado de dicas deliciosas para os amantes da boa cerveja mineira, e que, em casa ou no buteco, não abrem mão de um tira gosto. São 6 dicas fáceis e pra todos os gostos, que com certeza vão acompanhar bem a nossa gelada preferida! 

Refrescância e Qualidade! 

Nosso estado é considerado a Bélgica Brasileira, tanto pela semelhança no processo produtivo de cervejas artesanais quanto na qualidade dessas..  

A nossa história com a bebida é antiga, e começa no  Santuário do Caraça  por volta de 1820 e atravessa gerações, passando por  Juiz de Fora, pelo Triângulo Mineiro, por  Nova Lima e por diversas cidades do estado, que abrigam as inúmeras fábricas de cervejas artesanais que abastecem nossos bares.  

As cervejas mineiras são sinônimo de sabor e qualidade e claro, todas elas acompanham muito bem os tradicionais tira gostos, que são algumas das muitas especialidades da nossa cozinha.  

Torresmo  

Quando falamos em tira gosto mineiro, o torresmo é sem sombra de dúvidas um dos primeiros que vem à cabeça de muitos.  

Nosso queridinho é um dos mais versáteis itens da cozinha mineira, podendo ser consumido sozinho ou em outros pratos (como é o caso do feijão tropeiro). O torresmo é uma das melhores pedidas quando o assunto é fazer companhia para nossas cervejas.  

Segundo os especialistas o torresmo fica melhor se harmonizado com as cervejas do tipo Pilsen ou Lager, cujo leve amargor contrasta com a gordura de porco frita, hummmm já deu até água na boca né? Aproveite e confira aqui a receita do  Torresmo da Dona Lucinha

Pastel de Angu 

Outro tradicionalíssimo representante da categoria tira gosto, o pastelzinho de angu é uma delícia vinda diretamente de  Itabirito

Com opções diversas de recheio e um preparo simples e cheio de história, o pastel de angu também pode ser muito bem harmonizado com uma Pilsen, uma cerveja leve e com um suave amargor.  

E aí, já sabe qual recheio vai usar no seu pastel de angu?  Aqui você confere a receita dessa delícia mineira.   

Fígado com Jiló 

Um dos mais clássicos, seja na capital ou no interior, o  Fígado com Jiló  ganha preparos diversos ao longo do estado, mas é sem dúvida uma das opções mais tradicionais de tira gosto.  

Aqui, a pedida é também a pilsen, que contrasta com o sabor da mistura e proporciona uma refrescância de outro mundo! 

Almôndegas 

Não é por que tá frio, que a gente não vai tomar uma cervejinha, e é claro, tem tira gosto para essa época do ano também!  

As  almôndegas são de preparo rápido, simples e claro, extremamente saborosas. A dica é harmonizar com uma cerveja preta que geralmente tem um sabor complementar à carne de porco, um dos ingredientes da receita.  

Vale a pena demais experimentar! 

Queijos 

Não tem jeito de falar de cozinha mineira sem falar de  queijo , e aqui não seria diferente. Sejam combinados com linguiçasembutidos ou itens de charcutaria, os queijos são ótimas opções! 

A dica para escolher as cervejas é sempre perceber as características dos queijos, em geral os queijos Mineiros vão muito bem com as american lagers.  

São diversas opções, tanto de tira gostos, quanto de bebidas, todos genuinamente e deliciosamente mineiros.  

Essa conversa toda deu sede demais, e fome também. Já escolheu qual tira gosto vai experimentar hoje? Conta aqui nos comentários qual o seu preferido! 

E se quiser saber mais sobre a história da cerveja em Minas, confira aqui nosso post especial sobre as  cervejas mineiras.  

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?