Terra dos melhores queijos do mundo: Araxá
Conheça as maravilhas de mais uma microrregião produtora de queijo em Minas.
Você sabe que Minas é a Terra do Queijo, e quanto a isso não há discussão. Nosso estado é referência na produção, no consumo e na diversidade de tipos de queijo e das receitas com o derivado do leite.
As regiões queijeiras certificadas, são indicações geográficas dos diversos tipos de queijos produzidos em Minas. Por aqui, já falamos do queijo do Serro , da Canastra e da Campo das Vertentes , e hoje vamos descobrir os queijos de Araxá ;.
Conheça a Região
Localizada a cerca de 370 km de BH, Araxá é uma cidade do Triângulo Mineiro que se destaca por ser um instância hidromineral, cujas águas são capazes de relaxar, saciar a sede e oferecer cuidados para a beleza e saúde.
Falando da região queijeira, são 11 municípios que a compõem: Araxá, Campos Altos , Conquista , Ibiá , Pedrinópolis, Perdizes , Pratinha, Sacramento , Santa Juliana, Tapira e Uberaba .
Queijo Araxá
A receita é simples: leite cru, coalho, sal e pingo, mas agrada paladares nos quatro cantos do mundo, inclusive, sendo premiada no Mundial de Queijo da França.
Há registros da influência cultural dos colonizadores portugueses no modo de fazer do queijo produzido a partir do leite cru, por volta do século 18. Tais imigrantes já dominavam as técnicas de criação de gado e produção de queijos fabricados a partir de leite de vaca, integral e cru, aprendidas com colonizadores originários do norte da Bélgica e Holanda.
O queijo Araxá traz suas peculiaridades, que fizeram do produto um ícone representativo da região. Desde o início, a produção do queijo é obtida dentro do universo rural, utilizando objetos da cultura material dos habitantes. A queijeira construída em madeira, é um dos melhores exemplos dessa tradição local.
Além de todas essas características, a cidade é a sede do Mundial do Queijo do Brasil, evento que permite ao pequeno produtor a valorização do seu queijo e, com isso, apresentá-lo ao cenário internacional.
Características do Queijo Araxá
Um estudo realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado, determinou quais são as principais características do queijo Araxá:
Ingredientes obrigatórios:
Leite de vaca cru integral, cultura láctica natural (pingo ou fermento natural), coalho e sal.
Características físico-químicas e sensoriais:
Consistência: semidura, com tendência a macia, de natureza manteigosa
Textura: compacta
Cor: branca-creme, homogênea
Crosta: fina, amarelada, sem trincas
Formato: cilíndrico, de 13 a 15 cm de diâmetro, de faces planas e bordas retas.
Peso: de 1 a 1,2 Kg
Odor e sabor: ácidos, agradáveis e não picantes.
E aí, você já conhecia o queijo da região? Já sabe quais receitas mineiras vai preparar com o delicioso queijo Araxá? Conta pra gente aqui nos comentários!
Agradecimentos: O post de hoje foi construído com o Apoio da Matula Mineira Comidas de Viagem e da Flávia Ferraz - Chefe de Departamento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo - Prefeitura de Araxá.
Comentários