Gosto de Minas: Sabores das Gerais
Conheça regiões e pratos típicos mineiros que vão te deixar com água na boca.
A cozinha mineira é uma dádiva, um dom, repassado entre as gerações e celebrado por onde a gente passa. Seja nas grandes ou pequenas cidades, nos centros urbanos ou nas comunidades rurais, pela alta gastronomia ou pela cozinha caseira, apegada às nossas raízes, a nossa comida tem sabor, história, cor e paixão de sobra.
Herança Rural
A cozinha mineira é influenciada pelas comidas européia, africana e indígena. Outro contexto que não podemos esquecer é o da ruralidade.
Na formação do nosso estado, muitas cidades e vilas foram ocupadas pelos bandeirantes, tropeiros e famílias que se estabeleciam em busca do nosso ouro e de melhores condições. O que eles não sabiam é que ajudavam ali a fomentar outro tesouro: a cozinha mineira.
A ruralidade é tão marcante na nossa gastronomia que segue presente até hoje na construção de pratos, inclusive na alta gastronomia (aqueles pratos mais sofisticados mas que entregam as origens da cozinha mineira).
O gosto pelas verduras e legumes é um exemplo dessas heranças rurais.
Desde a ora pro nobis, retirada das cercas dos quintais, ao quiabo trazido da África, que encontrou aconchego junto ao frangocriado também no quintal de casa, e as chamadas plantas não convencionais (PANCs), que até hoje intrigam e apaixonam os paladares mais curiosos e abertos a novas experiências. Elas vieram das nossas hortas em quintais, e pra ficar!
Mesmo em Belo Horizonte, reduto de grandes nomes da alta gastronomia, o toque rural se faz presente, seja em tira gostos, em toques de pratos elaborados e, principalmente, como inspiração para receitas com toques mais afetivos.
Sabor e Paixão
Além do contexto rural, e de toda a inspiração e força que ele nos fornece, outro elemento fundamental ao falarmos de cozinha mineira é a paixão.
Não tem como pisar por aqui e não se apaixonar, imagina então nascer por aqui? Imagina criar e ajudar a manter os sabores que fazem da nossa cozinha uma das gastronomias brasileiras mais lembradas e que mais carregam aquele gostinho marcante de quero mais?
Nas quitandas em Paracatu, Congonhasou Igarapé, nos bolos que esfriam nas janelas pelo interior a fora, ou nos doces da Lapinha a gastronomia mineira é formada por mãos que inspiram cuidado e carinho, dois itens fundamentais para nossas receitas.
História saborosa
Por aqui muitos trechos importantes da história brasileira foram escritos, e todos eles, sem dúvida, regados a muita comida e bebida boa!
Imagina viajar por esse estado lindo, repleto de natureza e riquezas culturais, e se deliciar com uma receita típica e saber que ela atravessa gerações? No Santuário do Caraça, por onde se formaram intelectuais, políticos e figuras importantes do país como por exemplo os ex Presidentes da República, Afonso Pena e Arthur Bernardes, é possível experimentar o delicioso pão Brocojó que era servido desde a época em que ali funcionava o colégio.
Conhecer Minas Gerais é, certamente, uma viagem por sabores e histórias, para historiador e cozinheiro nenhum botar defeito!
Os sabores do turismo em Minas
E por falar em viagem, os sabores conduzem os caminhos pelas Minas e pelas Gerais, levando a destinos impressionantes e deliciosos, na mesma medida.
Seja em tour pelo Mercado Central da capital, ou fazendo expedições nasRegiões queijeirasdo estado, quem por aqui viaja vai encontrar todas essas atrações, acrescidos de uma boa prosa e de um ‘cafézim’ quente. Do jeito que só a gente sabe fazer e contar!
São inúmeros roteiros e experiências que, com certeza, vão deixar com um ‘gostim’ de quero mais.
A dica do dia é: Ao viajar pelas Gerais, vá com calma, de estômago vazio e paladar aberto para aproveitar uma das melhores experiências sensoriais da sua vida. Ah, prepare-se para a sensação de querer voltar em breve, e não se preocupe, nossas portas estão sempre abertas para te encantar!
Comentários