Uma Viagem Pelas Jabuticabeiras de Minas
A primavera chega colorindo as nossas ruas e trazendo para a mesa frutas que são a cara do Brasil, né? É o caso da jabuticaba. De plantio fácil e sem muitas exigências quanto ao solo e ao cuidado, a fruta se adapta bem a diversos climas e traz inúmeros benefícios para a saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, a ajuda no controle da diabetes e, ainda, as propriedades anticancerígenas.
Tipicamente brasileira, e com um nome originário do tupi-guarani (o iapoti kaba, que significa fruta em botão), é comum encontrar a árvore carregada da fruta em diversos quintais mineiros. Com uma presença tão marcante, não é de se espantar que haja diversas opções para a degustação. Tem os tradicionais doces, o licor, pratos da cozinha mineira e até barbecue e molho de pimenta elaborados com essa fruta.
Juntando a farta safra que ocorre entre os meses de agosto e novembro e as diversas possibilidades gastronômicas, listamos aqui alguns lugares em que você consegue degustar a fruta nas mais diferentes formas:
Crédito: Gustavo Giacon
O distrito de Aranha, a 17 km da sede de Brumadinho, é destaque na produção de licores e vinhos de jabuticaba. Anualmente, o distrito sedia a Festa da Jabuticaba, que, além das frutas, oferece também atrações culturais, premiações e celebrações religiosas.
Crédito: Congerdesign por Pixabay
A produção de vinho de jabuticaba em Catas Altas surgiu no século XIX e tornou-se uma tradição da região. Anualmente, a cidade sedia a festa do vinho de jabuticaba, que acontece geralmente em maio e conta com apresentações teatrais, atividades culturais e concurso do melhor vinho.
Crédito: Meineresterampe por Pixabay
Apesar de não ser um grande produtor da fruta, Virginópolis realiza anualmente o festival da jabuticaba, dando destaque as atrações culturais regionais.
Crédito: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Sabará
Uma das espécies mais comercializadas da fruta leva o popular nome de Sabará, em referência ao município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é um destaque na produção. O município também sedia um festival anual dedicado a fruta e seus derivados. Com apresentações culturais, comercialização e exposição dos produtos desenvolvidos a partir da jabuticaba, o festival é uma ótima pedida para conhecer essa cidade histórica.
Na cidade é possível alugar pés de jabuticaba, ter a experiência de colher a fruta com as próprias mãos, vivenciar essa etapa tão mágica do cultivo, além de degustar in natura.
Já está com a cesta pronta para ir colher essa delícia? Quem você vai convidar para ir junto? Descubra mais informações sobre os municípios para se deliciar à vontade.
Playlist - Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!
Comentários