Rota das doceiras da Lapinha
Lagoa Santa é uma região que encanta pelos pontos turísticos e sobremesas da cozinha mineira.
A sobremesa em Minas sempre tem um toque especial, são verdadeiros símbolos da nossa cozinha mineira.
Na mesa um bom doce de leite , ou uma compota com frutas típicas, doces cristalizados, ou até na casadinha com o nosso tradicional queijo, os doces mineiros têm um espaço reservado no nosso paladar!
Independente de onde a gente vá, os docinhos não podem faltar, e em cada lugar do estado há um sabor ou uma especificidade. Mas eu garanto que a diferença dos sabores, ou as peculiaridades no modo de fazer são verdadeiros convites a experimentar cada um deles.
Uma história regada a sabor
Um desses lugares que com certeza é símbolo da doçura que nos é característica é a região de Lapinha, em Lagoa Santa.
A história das doceiras na lapinha atravessa gerações, mas foi com a inauguração da gruta da Lapinha nos anos 1970 que as senhoras dali começaram a comercializar os doces que faziam.
Logo a atividade começou a garantir o sustento de diversas famílias e, em 2018, foi criada a rota das doceiras da lapinha, unindo o que há de melhor para se ver e saborear na região.
Um Doce Atrativo
Para quem já está começando a planejar as viagens por Minas, vale considerar a Lapinha e seus encantos.
Situada no Circuito das Grutas, e a cerca de 50 km de Belo Horizonte, é possível conhecer por ali, além da famosa Gruta da Lapinha, os sabores que conquistam todos os que por lá passam.
Doces cristalizados e em caldas, geleias, pastas são só algumas das delícias que encontramos no local, sem esquecer, é claro, das histórias e do afeto das doceiras, verdadeiros tesouros da cozinha mineira.
Aprecie Essa Experiência
A rota das doceiras está organizada em cerca de 10 atrativos, onde se pode conhecer, experimentar e assistir ao processo de preparação dos mais diversos doces, feitos com frutas e produtos da região, como mamão, figo, abóbora, leite e outros mais.
Para conhecer mais sobre a experiência de visitar a região, clique aqui
E aí, aposto que deu água na boca e vontade de colocar o pé na estrada né?
Comentários