Gosto de Minas: Receitas de Família- Biscoito de Polvilho
Aprenda a receita de uma família tipicamente mineira para essa deliciosa quitanda.
As quitandas fazem muito sucesso por aqui, e sem sombra de dúvida já se tornaram figurinhas carimbadas na cozinha mineira, afinal, um mineiro que se preze tem sempre uma quitanda para o café.
Diversas são as cidades e regiões que se destacam pelas receitas e pela tradição das quitandas. Igarapé, Congonhas, São Tiago e Paracatu são só alguns dos exemplos onde essas delícias são apreciadas e celebradas.
Mas com certeza a cultura quitandeira não se restringe ao interior mineiro, na capital tem muita gente dando show na produção das quitandas, inclusive como forma de relembrar e manter a tradição familiar.
Biscoito Centenário
A receita do dia é a nossa quitanda clássica, o biscoito de polvilho.
Embora a origem do biscoito de polvilho seja imprecisa, há registro da sua preparação desde o século 18, por cozinheiras de fazendas aqui em Minas.
A simplicidade da receita com certeza é um fator para sua popularização, que atravessa gerações, mas o sabor... hummmm... essa é a maior das características do biscoitinho que, além de ser delicioso, combina perfeitamente bem com o nosso tradicional ‘cafezim’. É mais uma dupla imbatível da cozinha mineira.
A receita que a gente traz hoje foi enviada pela Talita, uma apaixonada pela gastronomia e, como boa mineira, amante da nossa cozinha. Suas receitas são tiradas do caderno de receitas da mãe, e com o biscoito de polvilho não seria diferente, como ela mesmo conta:
“Esta é uma das inúmeras receitas do caderno de mais de 40 anos da minha mãe. Neste caderno contém também receitas vindas da minha avó.
O que eu aprendi e continuo aprendendo dentro da cozinha vem diretamente de ensinamentos de quase 90 anos. São estas relíquias culinárias que formam a nossa rica cultura gastronômica mineira.
Essa receita de biscoito de polvilho é para facilitar a vida de quem gosta desse quitute e não está com muito tempo. Ótima opção para fazer no café da tarde.”
Biscoito de polvilho de travessa – “orelha”
Rendimento: Um tabuleiro médio
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
3 xícaras de polvilho
1 colher de chá de sal
Modo de fazer:
-
Bata tudo no liquidificador
-
Coloque em uma fôrma média
-
Asse na temperatura de 180°
Viu só como não tem segredo? É só fazer o cafézim para acompanhar e pronto! E você qual receita da sua família seria ideal para compartilhar conosco? Dá uma olhada em como você pode participar aqui e comenta abaixo o que achou!
Comentários