Gosto de Minas: Peixe Dourado assado na folha de bananeira
Dando sequência a nossas receitas maravilhosas para uma quaresma mineira, apresentamos o sabor do Rio São Francisco, um dos principais rios brasileiros, que nasce aqui em Minas, na Serra da Canastra e se estende Brasil a fora.
A receita do dourado assado na folha de bananeira é uma opção para quem gosta de receitas saborosas e de simples preparo, não tem erro!
A Magia do Velho Chico
É um capítulo à parte quando citamos o famoso curso de água que nasce na Serra da Canastra, envolto em histórias, misticismo, lendas e até cenário-personagem da obra de Guimarães Rosa, o Rio encanta pela abundância, pela extensão, e claro, pela imponência de suas formas e dos sabores que ali se cultivam.
A primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco,
Está a aproximadamente 240km da capital e seu nome, Iguatama, quer dizer “lugar onde o Rio se abre em curvas” em tupi-guarani é de lá quem vem a receita do dia, um delicioso peixe dourado.
A pacata cidade, possui vários atrativos turísticos e patrimônios históricos, entre eles destacam a Igreja Nossa Senhora da Abadia, o Rio São Francisco, o Casarão da ponte, a Estação Ferroviária, o Sobrado da Rua 4, as Pontes de Ferro e a Lagoa da Inhuma. Um destino pacato para quem gosta de calmaria e do clima rural.
O Rei do Rio
é o apelido mais popular do dourado, peixe utilizado na receita do dia. Além da coloração, que apresenta reflexos dourados, o peixe se destaca por seu sabor inconfundível e na receita do dia, ele é preparado com uma técnica muito utilizada na cultura asiática e que aqui no Brasil é encontrada também em diversas culturas indígenas.
O ato de enrolar um alimento na folha de bananeira para assar, confere além de sabor, status de sustentabilidade aos pratos, uma vez que substitui outros tipos de papel como o alumínio, por exemplo.
Então agora que você já conhece os processos e as delícias por trás dessa receita, que tal aprender a fazê-la? Vamos pôr a mão na massa!
Peixe Dourado Assado na Folha de Bananeira
Ingredientes:
- 1kg peixe DOURADO do Rio São Francisco
- Tempero seco: cominho, oregano, pimenta-do-reino
- 1 colher de sopa de alho amassado
- Sal a gosto
- 1 colher de chá de salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão
- 1/2 xícara de vinho branco
- 2 cebolas média em rodelas
- 1/2 xícara de azeite
- 2 folhas de bananeira grande
Modo de Preparo:
- Tempere um dia antes o peixe com os todos ingredientes, deixa marinar.
- Para assar coloque na folha de bananeira o peixe tempera sob as cebolas.
- Leve ao forno pré-aquecido 200ºC e deixe assar até ficar dourado, dê preferência ao forno a lenha.
- Retire do forno revire as postas para dourar.
- Sirva com arroz branco ou de sua preferência e uma salada de folhas e legumes.
Comentários