O que fazer em Minas Gerais: Triângulo Mineiro
Hoje trazemos dicas imperdíveis pra você que está em busca de algo para conhecer viajando pelo Triângulo Mineiro.
Se você ama explorar e conhecer cada cantinho de Minas, você precisa conhecer o Triângulo Mineiro. A região é uma das maiores do estado de Minas Gerais em extensão territorial, e é composta por 54 municípios.
Uma região economicamente importante, muito relevante para o agronegócio no país, o Triângulo Mineiro está repleto de inúmeros pontos turísticos, história, cultura, natureza, com muitas cachoeiras espetaculares e aquele gostinho especial da cozinha mineira que não pode faltar em uma viagem.
Distâncias até Uberlândia, maior cidade do Triângulo Mineiro
De Belo Horizonte a Uberlândia – 537 km
De Uberaba a Uberlândia – 109 km
De Brasília a Uberlândia – 423 km
De Belo Horizonte a Araxá – 362 km
O que conhecer em Araguari
Com um pouco mais de 100 mil habitantes, Araguari possui mais de 100 cachoeiras que estão localizadas entre o Rio Paranaíba e Rio Araguari e represas. A cidade também é rica em acervo histórico com casarios preservados da época colonial e modernista.
Cachoeira das Irmãs
Foto: Cachoeira das Irmãs.
Localizada no município de Araguari, a 35 km de Uberlândia, a Cachoeira Das Irmãs possui uma queda de aproximadamente 42 metros de altura e uma paisagem de tirar o fôlego. Ela fica logo atrás de um convento e por isso recebeu o nome de “Das Irmãs”.
O que conhecer em Araxá
Localizada a cerca de 370 km de Belo Horizonte, Araxá é uma cidade do Triângulo Mineiro que se destaca por ser um instância hidromineral, cujas águas são capazes de relaxar, saciar a sede e oferecer cuidados para a beleza e saúde.
Você ama doces caseiros? Outro destaque são os deliciosos e tradicionais doces de Araxá, não deixe de conhecer e comprar os diversos doces vendidos por lá.
A cidade também é famosa por sua produção queijeira, e é tão conhecida que até já recebeu o prêmio de melhor queijo do mundo na França!
Foto: Produção queijeira de Araxá.
O queijo de Araxá traz suas peculiaridades, que fizeram do produto um ícone representativo da região. Então, caso você esteja viajando pelos lados de Araxá, vale a pena visitar algumas fazendas queijeiras que abrem o seu espaço para os visitantes degustarem e conhecerem mais sobre a produção.
O que conhecer em Uberaba
Uberaba, que é a segunda maior cidade do triângulo mineiro, é referência mundial em genética zebuína, sim, zebuína vem de zebu, aquele gado. A cidade onde está a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é considerada o maior pólo de genética zebuína do mundo.
Uberaba também é conhecida como a Terra dos Dinossauros no Brasil. No mínimo curioso, não?
Museu dos Dinossauros
Localizado em Peirópolis, Uberaba, às margens da BR-262, o Museu dos Dinossauros possui um rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. A exposição conta com dezenas de réplicas e ilustrações que, juntamente com os três mil exemplares de fósseis e ovos de dinossauro.
Não é à toa que Uberaba é conhecida mundialmente como a Terra dos Dinossauros do Brasil, pelos inúmeros fósseis de dinossauros já encontrados por ali.
Horário de visitação: De terça à sexta de 8h às 17h.
Sábados e domingos de 8h às 18h.
Telefone: (34) 3338-1502
Museu do Zebu
Foto: Exposição no Museu do Zebu.
Por ser conhecida como a capital mundial do gado Zebu, Uberaba também tem um museu dedicado ao boi zebuíno. O museu é o único do mundo dedicado à espécie de gado, e conta toda a história, desde sua chegada ao nosso território até os fatos marcantes que transformaram o país num dos principais atores da pecuária mundial e tudo isso é contato através de documentos e fotos. Legal né?
Telefone: (34) 3336-5214
Museu de Arte Sacra (MAS)
Foto: Museu de Arte Sacra de Uberaba.
O Museu de Arte Sacra está instalado na Igreja de Santa Rita, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. O acervo, rico em peças barrocas dos séculos 18 e 19, conta a história da Igreja Católica na região.
Horário de visitação: De terça à sexta de 12h às 18h. Sábados e domingos de 8h às 12h.
Telefone: (34) 3316-9886
Igreja de São Domingos
A Igreja de São Domingos possui uma arquitetura impressionante em estilo europeu, mas com um acabamento mineiro. A Igreja foi construída pelos padres que vinham nas expedições em busca de educar e evangelizar o povo que ali vivia.
O que conhecer em Uberlândia
Uberlândia é a segunda maior cidade mineira, com mais de 600 mil habitantes. Sabemos que as cachoeiras em Minas Gerais são muito bonitas, só que muitos não sabem, é que atrás dessa cidade grande, Uberlândia surpreende com sua natureza riquíssima, seus parques e lindas quedas d'águas.
Cachoeira do Sucupira
Foto: A Cachoeira do Sucupira fica a apenas 17 km do centro de Uberlândia.
A segunda maior cidade mineira guarda essa beleza em seu território. A Cachoeira do Sucupira está localizada a apenas 17 km do centro de Uberlândia, com acesso pelas rodovias BR-050 e BR-052. A queda d'água está em uma área preservada da poluição e cercada pelo cerrado, é uma boa opção para tomar um bom banho de cachoeira e curtir muito a natureza.
Plantação de girassóis
Foto: A visitação a plantação de flores é um passeio pra quem ama fotografia.
Localizada na rodovia 050, esse campo de girassóis é um ponto turístico para quem ama flores e tirar lindas fotos! Esse cenário cinematográfico tem atraído visitantes para uma selfie ou até ensaios de casais. Mas fique antento, o campo de girassóis fica disponível para visitação durante a feira Expo Zebu, que acontece entre o fim dos meses de abril e maio.
O que conhecer em Nova Ponte
Nova Ponte está a 83 km da cidade de Uberlândia e é cercada de águas cristalinas e belíssimas cachoeiras.
Cachoeira da Fumaça
Foto: A belíssima Cachoeira da Fumaça é uma das cachoeiras mais procuradas na região.
A Cachoeira da Fumaça é uma das mais conhecidas cachoeiras do Triângulo Mineiro, e certamente uma das mais bonitas do estado. O volume de água é incrível e forma uma fumaça ao redor da queda, sendo possível observar mesmo de longe. Está localizada em Nova Ponte, com acesso pela BR 452, a apenas 60 km de Uberlândia. Ideal para um passeio bate volta em um fim de semana se você mora nas redondezas.
Viu como essa região é riquíssima em cachoeiras, cultura e gastronomia? Você quer saber mais sobre o Triângulo Mineiro? Deixe nos comentários dúvidas e sugestões que postamos mais dicas imperdíveis de Minas Gerais.
Atenção: em virtude da pandemia do Covid-19, verifique com antecedência se o atrativo se encontra aberto para visitação.
Conheça mais lugares incríveis em Minas, conheça Paracatu clicando aqui.
Comentários