Turismo em Minas Gerais | Moqueca Mineira

522
Foto por: Casal Gastrô
Atualizado em: 23/04/2021

Gosto de Minas: Moqueca Mineira

Aprenda a deliciosa receita de uma moqueca de surubim e ora-pro nobis.

 

A gastronomia é uma forma interessantíssima de observar a diversidade nacional. Os pratos preparados com itens típicos de cada região ganham contrastes e significados distintos para as pessoas, além de aumentar a possibilidade de experimentarmos pratos com toques diferentes, mas com a mesma essência. 

Na cozinha mineira não seria diferente, por aqui nossos itens típicos têm sido incorporados a pratos da cozinha brasileira, deixando nossa marca  e a assinatura de mineiridade em diversas receitas, como é o caso do prato do dia: uma deliciosa Moqueca Mineira.  

Origem 

A moqueca é um prato típico das cidades litorâneas brasileiras e, segundo alguns historiadores, o nome tem origem na palavra em tupi "moquém", uma grelha de madeira usada para defumar carne ou peixe, na “moquém” os índios assavam as carnes dentro de folhas de bananeira ou de palmeira.  

Outros historiadores atribuem a origem à palavra “pokeka”, que significa  "embrulhado, apinhado, enrolado" - como o preparo do peixe envolto em folhas e assado numa espécie de forno primitivo.  

Símbolo de União 

Embora existam várias diferenças, o ponto em comum das moquecas no Brasil são as panelas de barro, que começaram a ser fabricadas pelas comunidades indígenas litorâneas que não eram nômades.  

Toque mineiro 

A receita do dia foi enviada pelo Casal Gastrô, um casal apaixonado pela cozinha mineira e, é claro, a diferença está nos sutis detalhes que representam a nossa cozinha na sua essência! 

O fato de Minas não ter mar não é um empecilho para a receita, o peixe escolhido é o surubim. Um peixe apreciado pelo sabor de sua carne branca, sem espinhas, de consistência firme e principalmente por  possuir baixo teor de gordura. Em Minas, algumas cidades como  Viçosa  Curvelo  possuem produtores e técnicas de criação dos surubins.  

O toque final mineiro fica por conta do nosso ora-pro-nobis. Típico em receitas com frango e  costelinha , aqui ele ganha outros ares e agrega o toque dos quintais mineiros à moqueca.  

E aí, bora deixar de história e apreciar essa deliciosa receita tipicamente brasileira e deliciosamente mineira? Confere a receita ai embaixo! 

Moqueca de surubim com ora-pro-nobis 

(Porção para 4 pessoas) 

Ingredientes: 

1kg de surubim em pedaços (filé ou posta) 

1 prato bem cheio de ora-pro-nobis picado 

1 cebola grande picada 

6 dentes de alho picados 

1 caixa de tomatinho cereja inteiro 

1 vidrinho de leite de coco 

1 colher de sopa de açafrão da terra 

Cheiro verde de coentro/salsinha/cebolinha picados a gosto 

Limão, azeite, sal e pimenta do reino 

Modo de preparo: 

  1. Temperar o peixe com limão, azeite, sal, pimenta do reino e um pouco do cheiro verde. 

  1. Colocar o azeite na panela, diluir o açafrão e ligar o fogo. 

  1. Refogar rapidamente a cebola e o alho, colocar um pouco de água quente (esfregando o fundo da panela), o leite de coco, ajeitar o peixe e cozinhar por 10 minutos (tampado e com líquido quase encobrindo). 

  1. Colocar por cima o tomatinho, o ora-pro-nobis e cozinhar com a panela tampada, sem mexer, por mais 10 minutos ou até ficar cozido (colocar mais água se necessário). 

  1. Desligar o fogo e dar um chuvisco de cheiro verde, azeite e limão. 

Sugestão de harmonização: o surubim é um peixe com bom teor de gordura e, aliado aos ingredientes do prato, pede um vinho com acentuada acidez. Chardonnays brasileiros, vinhos verdes (brancos), ou, entre os tintos, da uva sangiovesse, tradicional da região do Chiante, são boas opções.  

E aí, gostou da receita? Se você é apaixonado por peixes vai gosta também das nossas dicas de  trutas e tilápias da Serra da Mantiqueira

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?