Turismo em Minas Gerais | Minas: um destino bom pra cachorro

1.209
Foto por: Jean Rodrigues
Atualizado em: 06/11/2023

Minas: um destino bom pra cachorro

Em Minas, estamos de braços abertos para receber todos, seja um andarilho de dois pés ou quatro patas!

 

Quem diria que os cachorros se tornariam os melhores amigos do homem de uma maneira tão intensa? Hoje em dia, os peludos são mais do que animais de estimação, eles são parte da família. E essa ligação especial entre os tutores e seus cães não precisa ser interrompida ao se planejar as viagens. Na verdade, a viagem se torna um momento de ligação ainda mais intensa com o animal, proporcionando tanto a ele, quanto ao seu tutor, um momento de felicidade, relaxamento e conexão.

Em Minas, a experiência de viajar não é apenas para os humanos, os cachorros também são convidados a explorar, descobrir e desfrutar das maravilhas naturais e urbanas deste estado encantador. Com trilhas sinuosas, cachoeiras exuberantes, parques pitorescos e cidades charmosas, Minas Gerais oferece não apenas beleza cênica para os olhos humanos, mas também um ambiente estimulante e enriquecedor para os sentidos aguçados dos nossos queridos amigos. 

E para te ajudar a escolher qual será o próximo destino para viajar com seu filho de quatro patas, escolhemos duas localidades mineiras que proporcionarão momentos inesquecíveis a vocês dois. Além de trazer um relato de um viajante apaixonado por Minas e por seus cachorros.

Portanto, com o cinto de segurança encaixado na guia do seu peludo, vamos começar nossa aventura!

 

Capitólio

Foto: Capitólio, por Portal Minas Gerais

 

Minas Gerais, com suas paisagens magníficas e uma rica diversidade natural, não é apenas um deleite para os aventureiros humanos, mas também para os cachorros. Elementos hidrográficos e geológicos compõem verdadeiros parques de diversão a céu aberto para nossos pets. E entre esses destinos encantadores, Capitólio se destaca como um verdadeiro paraíso canino. 

A cidade fica a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte e 440 km de São Paulo e é banhada pelo “Mar de Minas”, o Lago de Furnas. Capitólio fica pertinho da Serra da Canastra e oferece aos turistas trilhas, cachoeiras, mirantes, canyons, piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego.

Para o passeio com o seu aumigo, separamos três opções perfeitas para um momento de conexão com a natureza, sendo elas:

 

Passeio de lancha

Foto: Lago de Furnas, por Hermerson Manoel

 

Uma das melhores e mais conhecidas formas de conhecer o “Mar de Minas” é sem dúvida através do passeio de lancha. Em Capitólio, existem diversas empresas que ofertam o roteiro e usualmente, eles tem duração de 3, 4 ou 7 horas, além dos passeios privativos onde você pode montar o seu roteiro da sua maneira.

Os passeios de lancha são totalmente pet friendly, mas para levar o seu peludo, visando um maior conforto das partes envolvidas, um passeio privativo deve ser contratado. Normalmente, os pontos visitados contam com a Cachoeira Lago Azul, o Vale dos Tucanos, os Canyons e o Bar da Ilha da Fantasia, e neles, você e seu aumigo poderão, além de aproveitar uma das paisagens mais icônicas de Minas, nadar em diversos pontos no Lago de Furnas.

 

Cachoeira da Capivara

Foto: Cachoeira da Capivara, por Portal Minas Gerais

 

A Cachoeira da Capivara é um complexo ecológico, que contém duas cachoeiras, a Cachoeira da Capivara que dá nome ao parque, e a Cachoeira da Pedra Ancorada, além de 40 piscinas naturais, com poços formando ofurôs naturais.

No rio, no caminho para a Cachoeira da Pedra Ancorada, existem partes rasas, onde os cachorros podem só molhar as patas, e poços fundos onde eles, e nós, podemos nadar. Durante o percurso, aproveite para observar os arredores e ser arrebatado pela beleza exuberante da paisagem.

O local possui infraestrutura com restaurante e banheiros e as trilhas até as cachoeiras são de fácil acesso e não requerem muito esforço.

 

Canela de Ema

Foto: Canela de Ema, por Portal Minas Gerais

 

O Canela de Ema é outro complexo ecológico, composto por trilhas que levam a um rio lindo e de águas cristalinas, com partes rasas e poços para banhos, um lindo cânion e duas cachoeiras maravilhosas. As trilhas são autoguiadas por indicação de placas, e o percurso é curto e acessível.

O complexo é ideal para seu filho de quatro patas se refrescar e nadar bastante. Durante o percurso da trilha, existem diversos poços propícios para se banhar. O local é muito bem estruturado e conta com monitores nas cachoeiras além de um restaurante e banheiros. 

 

Monte Verde

Foto: Monte Verde, por Ricardo Cozo

 

Explorar as riquezas urbanas de Minas Gerais ganha um novo significado quando nossos fiéis amigos estão ao nosso lado. Em meio às agitações das cidades mineiras, onde a tradição se mescla com a modernidade, surge um universo encantador para nossos companheiros caninos. E falando sobre encanto, não poderíamos deixar de citar nossa “Suíça mineira”, Monte Verde.

O distrito da cidade de Camanducaia, fica localizado a aproximadamente 480 km de Belo Horizonte e a 160 km de São Paulo. Localizado na parte mineira da Serra da Mantiqueira, o destino é um dos locais mais românticos e acolhedores de Minas, sendo listado em 2022,  como uma das cidades mais acolhedoras do mundo de acordo com o ranking realizado pela plataforma Booking.

Essa acolhida não se reserva apenas para as pessoas, Monte Verde é referência quando o assunto é pet friendly: são diversas hospedagens, restaurantes e atrações que acolhem e oferecem serviços especiais ao seu aumigo. Trouxemos a seguir, três opções de passeios dentro do distrito, que com certeza renderá um momento de conexão e aconchego para você e seu pet.

 

Caminhada pela Avenida Monte Verde

Foto: Avenida Monte Verde, por Ricardo Cozo

 

A parte central do distrito, na avenida Monte Verde é onde se concentram a maioria dos restaurantes e charmosas galerias com lojas de roupas, presentes e produtos típicos da região. Por lá, é possível encontrar inclusive, até mesmo uma loja boutique pet, a Guille Pet, com várias roupinhas para deixar seu cão protegido do frio, enquanto mantém o estilo.

Além das lojinhas, na parte central, é onde também ficam localizadas diversas atrações que seu pet pode aproveitar junto de você, como a pista de patinação no gelo, o orquidário e a Destilaria Monte Verde. Todos os locais oferecem oportunidades de experiências únicas com seu peludo, rendendo momentos de diversão e felicidade

.

Parque Oschin

Foto: Monte Verde, por Ricardo Cozo

 

Localizado em uma região mais alta e um pouco distante do centrinho de Monte Verde, o Parque Oschin conta com 50.000 metros quadrados de natureza exuberante. Muito bem conservado e sinalizado, dentro do parque é possível andar pelas trilhas, se entrelaçar com as hortênsias, descansar nas cascatas e se divertir com as lhamas que são criadas no local. O parque é totalmente pet friendly, seu amigo pode acompanhá-lo em todas as atrações e  trilhas, deixando a visitação ainda mais proveitosa.

 

Pedra Redonda

Foto: Vista do mirante da Pedra Redonda, por Portal Minas Gerais

 

Uma das principais atrações de Monte Verde, a trilha da Pedra Redonda não poderia ficar de fora da nossa lista. Classificada de nível moderado, com cerca de 900m de extensão e 30 minutos de execução, ela é indicada para famílias, crianças, e claro, os peludos. No final da trilha, a recompensa encontrada é um mirante com uma vista magnífica de Monte Verde e da vizinha vila de São Francisco Xavier, além de um verdadeiro mar de montanhas de São Paulo e Minas Gerais. Uma dica é assistir o pôr do sol por lá, com certeza, será uma imagem que você e seu aumigo nunca irão esquecer.

 

Relato Jean

Foto: Cacau, Dalila e Moana, por Jean Rodrigues

 

Agora que já conhecemos dois destinos imperdíveis para visitar com seu cachorro em Minas, vamos apresentar um relato de uma pessoa apaixonada pelos seus pets, por viajar e por Minas Gerais: pai da Moana, Dalila e Cacau, Jean Rodrigues.

Jean é morador de Belo Horizonte, servidor da SECULT-MG e amante de cachorros e viagens. Moana é uma labradora, Dalila não possui raça definida e Cacau é uma maltês. A relação dele com elas é familiar, elas são parte da família. Nas palavras do próprio Jean: “se uma está faltando, a casa fica vazia [...] a relação que nós temos é como se elas fossem um membro da família mesmo, com todos os cuidados e responsabilidades”. 

Sendo da família, no mundo das viagens, Jean diz que quando ela é realizada de carro, a prioridade para levar as cachorras é máxima. E caso ela precise acontecer por outro meio de transporte, seu irmão possui um sítio que as cachorras adoram ficar. Com relação a hospedagem, por serem três cachorras, e duas delas de maior porte, ele usualmente opta por aluguel de casa, pois não é comum pousadas e hotéis aceitarem um número mais elevado de pets.

Apesar de já terem conhecidos destinos urbanos juntos, Jean e suas filhas normalmente optam por destinos naturais, pois as cachorras adoram curtir a natureza, especialmente Moana, que ama todas as atividades relacionadas com água. Até mesmo andar de caiaque e surfar estão na bagagem da labradora. Dalila arrisca um mergulho aqui e ali, principalmente para acompanhar a irmã, já Cacau, prefere aproveitar de longe.   

Um destino que marcou muito a família foi o vilarejo de Santana do Riacho, Lapinha da Serra. A natureza exuberante, repleta de quedas d’água, poços e lagoas somadas com a grande quantidade de casas disponíveis para aluguel, foram as características ideais para eles. A apenas 137 km da capital mineira e com a possibilidade de ir de carro, a viagem proporcionou a eles momentos inesquecíveis, que podem ser acessados através do vídeo feito pelo Jean e postado em seu canal no YouTube.

Foto: Jean, Dalila, Moana, Cacau e Dani, por Jean Rodrigues

 

Ao conversar com o Jean, fica claro a posição de membro da família que as cachorras possuem. Elas são amadas, cuidadas e priorizadas como tal. E assim como ele, nos dias de hoje, vemos uma tendência cada vez maior dos pets assumirem essa posição, e aqui em Minas, estamos de braços abertos para receber todos, seja um andarilho de dois pés ou quatro patas! Gostaria de agradecer a participação do Jean e deixar aqui o Instagram das aventuras da Cacau, Dalila e Moana, @cacauefamilia.

 

Sobre o Autor

Gabriel Fraga

Apaixonado por viajar e experimentar coisas novas. Mineiro com orgulho e estagiário da SECULT-MG que acredita veemente no poder de transformação do turismo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?