Minas Gerais: um destino para o ano inteiro
Quem disse que suas opções acabam quando o carnaval acaba? Em Minas Gerais, o que é bom dura o ano inteiro!
O carnaval passou, mas o encanto de Minas permanece! Não só o encanto, mas as variedades de destinos e experiências encantadores e memoráveis. Nesse blog, te mostro algumas das várias vivências para você se planejar durante o ano inteiro!
História, Arte e Cultura
Minas Gerais um verdadeiro tesouro histórico, com riquezas do passado e mistura cultural! Nosso estado exala arte por suas ruas, construções, museus, no artesanato, e no jeito de ser e fazer de nossa gente e suas tradições e manifestações culturais como o Congado, Folia de Reis e muito mais. A arte em Minas é livre e está em constante movimento, nasce e renasce!
Anote algumas dicas e mergulhe na história, arte e cultura de Minas:
Inhotim - Brumadinho
O Inhotim é um museu de arte contemporânea, jardim botânico e ainda é o marco-zero da região Veredas. O instituto trouxe novo significado para a região que além de contemplar o tradicional, agora é também berço da contemporaneidade em Minas Gerais.
O Instituto Inhotim exibe de maneira permanente um acervo de arte contemporânea de excelência internacionalmente reconhecido. É realmente uma experiência indescritível percorrer seus jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem que propicia aos artistas e visitantes um modelo de exposição singular. Lá, a arte e o paisagismo se entrelaçam para a criação de uma experiência conjunta e única.
Foto: Inhotim - Pedro Vilela
Artesanato do Vale do Jequitinhonha - Turmalina
No Vale do Jequitinhonha, o barro toma forma pelas mãos das artesãs. As peças apresentam características únicas em seus traços e cores, sendo hoje considerado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.
A comunidade de Campo Alegre na cidade de Turmalina é considerada o berço do artesanato no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Para manter essa cultura viva, artesãs criam canções e danças que enaltecem a produção das cerâmicas. E olha que legal: uma das maneiras que encontraram para se divertir e contar suas histórias aos turistas são as rodas de ciranda.
Foto: Artesanato Vale do Jequitinhonha - Ernani Calazans
Maria Fumaça - Tiradentes
Atualmente, o centro histórico da cidade de Tiradentes é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerado um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil. Lá você encontra a famosa Maria Fumaça, a mais antiga em operação no Brasil.
O Trem turístico liga São João del Rei a Tiradentes é o mais antigo em operação no Brasil. O trajeto entre as duas cidades tem apenas 12km, mas durante o percurso da estrada de ferro é possível contemplar paisagens deslumbrantes, passando pelo Rio das Mortes, algumas fazendas centenárias e uma vista privilegiada da Serra de São José.
Foto: Maria Fumaça, Tiradentes - Assessoria de Comunicação
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas
Reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, o maior conjunto de arte colonial do país é composto por uma igreja e seis capelas marcando os passos da Paixão de Cristo. O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, em tamanho real, por Aleijadinho.
A visita ao Santuário possibilita a apreciação da Igreja, das esculturas dos profetas e das capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo.
Foto: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Pedro Vilela
Vale a pena conhecer também:
- Além Paraíba - Museu de História e Ciências Naturais
- Varginha - Nave do ET
- Uberaba - Esqueleto de Dinossauro
- Caeté - Serra da Piedade
- Guaxupé - Catedral de Guaxupé
- Juiz de Fora - Catedral Municipal de Juiz de Fora
- Ouro Fino - Paróquia Santuário, São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima
- Pouso Alegre - Santuário Imaculado Coração de Maria
- São Joaquim de Bicas - Capelinha Senhor dos Passos
- Arinos - Museu
- Bertópolis - Aldeia
- Conselheiro Lafaiete - Arquivo e Museu Antonio Perdigão
- Divinópolis - Museu
- Januária - Museu
- Rio Novo - Praça Marechal Floriano
- Várzea da Palma - Barra do Guaicuí
- Ipatinga - Feira de Arte e Artesanato
- Campos Gerais - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo
- Curvelo - Basílica de São Geraldo
- Formiga - Igreja Matriz de São Vicente Férrer
- Patrocínio - Igreja Santa Luzia
- Ponte Nova - Igreja Matriz de São Sebastião
- Teófilo Otoni - Paróquia Imaculada Conceição
Cozinha Mineira Patrimônio
A Cozinha Mineira é uma experiência única, afetiva e criativa! Das raízes à contemporaneidade, nossa gastronomia com bases no milho e mandioca se transforma em maravilhas gastronômicas junto a uma viagem inesquecível pelos aromas e sabores das nossas hortas e quintais. É a nossa tradição aliada à modernidade sendo expressa de forma única e cheia de significados.
Aqui vale a pena experimentar tudo, realmente se jogar. Mas não esqueça de visitar as fazendas produtoras de queijo; participar de experiência na introdução ao mundo dos cafés – do pé a xícara; visitar os alambiques e degustação das nossas cachaças; fazer tour pelas vinícolas mineiras; e claro... nossos bares, restaurantes.
Fazendas queijeiras - Araxá
Localizada a cerca de 370 km de Belo Horizonte, Araxá é uma cidade do Triângulo Mineiro que se destaca por ser um instância hidromineral, cujas águas são capazes de relaxar, saciar a sede e oferecer cuidados para a beleza e saúde.
A cidade também é famosa por sua produção queijeira, e é tão conhecida que até já recebeu o prêmio de melhor queijo do mundo na França! O queijo de Araxá traz suas peculiaridades, que fizeram do produto um ícone representativo da região. Vale a pena visitar algumas fazendas queijeiras que abrem o seu espaço para os visitantes degustarem e conhecerem mais sobre todo o processo de produção.
Azeite - Maria da Fé
O azeite mineiro é motivo de orgulho!! Classificado como extra virgem, tem qualidade similar aos melhores do mundo, superando e muito vários azeites espanhóis e portugueses. E tudo começou em Maria da Fé, onde o primeiro azeite brasileiro foi extraído.
Localizada ao sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a cidade é conhecida por ser a mais fria do estado, por conta de sua altitude acima dos 1.200 metros. O número de dias ensolarados e baixas temperaturas no inverno tornam a cidade o lugar ideal para o desenvolvimento de diversas culturas, com destaque para a olivicultura. Hoje, o turismo de experiência na região e as rotas de azeite que hoje atraem turistas de várias regiões do país.
Foto: Azeite, Maria da Fé - Patrick Grosner
A Terra do Vinho - Andradas
Conhecida como “A Terra do Vinho”, Andradas é uma cidade que oferece opções para quem gosta de contato com a natureza e aventura. Os amantes do vinho podem conhecer uma das (ou todas) vinícolas da cidade abertas à visitação, entender os processos de fabricação e, ao final, degustar os vinhos feitos por ali.
Para quem quer levar para casa, existem diversas lojas especializadas e com preços que agradam a todos os tipos de bolsos. Para os aventureiros do cicloturismo, não deixe de fazer a “Rota das Vinícolas”, passeio realizado no mês de maio, de mountain bike, que sai do Centro de Atendimento ao Turista e passa por todas as vinícolas de Andradas. Durante o roteiro o visitante vai conhecer o processo de produção dos vinhos, degustar sucos de uva e vinhos, além de apreciar a natureza ao redor.
Cachaça - Salinas
A cachaça é uma bebida que agrada aos brasileiros de diferentes classes sociais, e já ganhou o coração de muitos estrangeiros que tiveram o prazer de conhecê-la. Localizada no norte de Minas, o município ficou famoso pela produção de cachaças premiadas internacionalmente. Hoje, este produto é patrimônio cultural imaterial.
Conhecida como a Capital Nacional da Cachaça, possui mais de 50 produtores da bebida, abrigando a produção da marca mais famosa do Brasil, bem como o Museu da Cachaça. É bom saber que o produto nesta região tem sabor e aroma inigualáveis, pois todo o processo produtivo é artesanal e obedece a rígidos padrões de qualidade. Anualmente, sedia o Festival Mundial da Cachaça, com programação diversificada, recebendo turistas de todo o país.
Foto: Cachaça mineira - Umami
Se delicie também:
- Paracatu - Pão de Queijo (Patrimônio Imaterial da Cultura Local)
- Sobrália - Fazenda da Bigica
- Santa Rita do Sapucaí - Café
Natureza
Em Minas, a natureza é livre e muda a cada quilômetro que você percorre! Das cachoeiras ao sertão, das serras aos vales... cada cenário se transforma em um convite à contemplação. A cada quilômetro de natureza diferente nós expressamos a mineiridade na convivência com a terra e na tradução da arte da vida cotidiana. Com tanta diversidade de fauna e flora, você não pode deixar de se aventurar pelo Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga presentes em nosso estado.
Minas possui 91 unidades de conservação, 8 Parques Nacionais, 10 Parques Estaduais, e incontáveis cachoeiras, trilhas e rotas para serem desbravadas em diversos destinos.
Praia Mineira - Lago de Furnas (Capitólio)
Quem disse que você precisa sair de Minas para curtir uma praia? O estado possui algumas praias de água doce e artificiais, construídas ao redor de lagos e represas, que oferecem opções de lazer e relaxamento para os moradores e visitantes. Localizada na cidade de Capitólio, no sudoeste de Minas Gerais, a Praia de Capitólio, às margens do Lago de Furnas, é famosa por suas águas cristalinas, paisagens deslumbrantes e diversas opções de lazer.
O Lago de Furnas é o maior lago artificial do Brasil em volume de água, e sua formação resultou na criação de praias, ilhas e penínsulas ao longo de suas margens. A beleza cênica da região, com formações rochosas imponentes e vegetação exuberante, tornou-a um destino muito popular para turistas em busca de atividades aquáticas, como passeios de barco, jet ski, caiaque, além de mergulho e pesca.
Foto: Lago de Furnas - Assessoria de Comunicação
Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro
Se prepare para conhecer uma das sete maravilhas da Estrada Real. A Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas e 3ª maior cachoeira do Brasil. Localizada em Conceição do Mato Dentro, no Parque Natural Municipal do Tabuleiro que por sua vez está dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente, a cachoeira não desaponta quem percorre os 3,6 km de trilha para chegar até o poço. Além da belíssima vista, ela possui várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas.
Foto: Cachoeira do Tabuleiro - Xará
Parque Nacional Caparaó - Alto Caparaó
Em Alto Caparaó, o Parque Nacional do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, conta com paisagens incríveis. É caracterizado pela presença dos líquens vermelhos nas árvores que evidenciam que o ar é puro, e também as águas cristalinas e puras que parecem de outro mundo, e formam lindas piscinas naturais.
Sua principal atração é o Pico da Bandeira, com 2.892 m de altura é o 3º maior pico do país. Para quem quer ver Minas de cima, é melhor se preparar para a subida dura entre 5h a 7h e temperatura bem baixa. Com 4 áreas de camping é possível tirar uma soneca no meio do caminho. Só o pôr do sol visto do Mirante Tronqueira vai te proporcionar uma experiência inesquecível.
Foto: Alto Caparaó - Sairo Guedes / Ricardo Canibal / Rodrigo Carrara
Parque Estadual do Ibitipoca - Lima Duarte
Localizado na Zona da Mata mineira, no distrito de Conceição do Ibitipoca (Lima Duarte-MG), o Parque ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira.
A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O Pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.
Foto: Parque do Ibitipoca - Márcio Lucinda / Patricia Seabra / Assessoria de Comunicação
Minas é recheada de maravilhas naturais, uma mais linda que a outra, mas não se esqueça:
- Itacarambi - Caverna/Gruta (Peruaçu)
- Santana do Riacho - Serra do Cipó
- São Roque de Minas - Serra da Canastra
- Três Marias - Rio São Francisco
- Cordisburgo - Gruta (Maquiné)
- Itamonte - Parque Nacional do Itatiaia
- Poços de Caldas - Cristo Redentor de Poços de Caldas
- Aiuruoca - Vale do Matutu
- Araponga - Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
- Carmópolis de Minas - Cachoeira ou Rapel (Estação Ecológica Mata do Cedro)
- Carrancas - Complexo de cachoeiras da Zilda
- Carvalhos - Pico do Muquém
- Montes Claros - Parque Estadual da Lapa Grande
- Pedra Azul - Pedra da Conceição
- Porteirinha - Cachoeira do Serrado
- Senhora dos Remédios - Pedra Menina
- Tocos do Moji - Cachoeira do Zé Rita
- Urucuia - Rio Urucuia
- Visconde do Rio Branco - Serra da Piedade de Cima
- Caratinga - Reserva Joãozinho da Matinha
Um destino para o ano inteiro!
Festas tradicionais, grandes festivais de rua, rotas cheias de espiritualidade… a diversão em Minas nunca chega ao fim.
Aqui tem uma extensa programação cultural durante o ano inteiro. Para além do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade, somos palco de eventos incríveis que celebram nossa rica cultura, tradições e diversidade.
Minas Santa
Contemplando os dias 24 a 30 de março, o Minas Santa tem o objetivo de valorizar a Semana Santa mineira, dando protagonismo às expressões culturais relacionadas à fé no estado.
Minas Junina
Dos dias 01/06 a 31/07, você é convidado a vir a Minas conhecer os elementos e costumes simbólicos de todo território reconhecidos e valorizados, relacionados à manifestação popular “festas juninas”, como a fé, gastronomia e cultura.
Natal da Mineiridade
Entre os meses de novembro e dezembro, são as decorações com luzes e festividades de natal que tomam conta de mais de 300 municípios de Minas, cada um com sua particularidade e beleza única.
E você é mais que convidado a sentir uma energia incomparável em cada época do ano e descobrir que sua Liberdade está em Minas!
Comentários