Turismo em Minas Gerais | Guimarães Rosa: Um roteiro pelo Sertão em Três Marias

614
Foto por: Acervo Secult
Atualizado em: 21/10/2024

Guimarães Rosa: Um roteiro pelo sertão mineiro em Três Marias

 

“O sertão está em toda a parte.”

Grande Sertão: Veredas

 

Difícil você nunca ter ouvido falar em Guimarães Rosa! 

Esse grande escritor mineiro deixou um grande legado cultural, ao narrar as histórias do sertão de Minas Gerais. Ler Guimarães Rosa é embarcar em uma viagem por esse lugar, onde cada paisagem guarda segredos e cada curva no caminho traz uma nova aventura.

Mas o sertão que ele descreveu não é só um lugar geográfico, mas também um espaço de imaginação, de sentimentos, de aventuras da alma. Como ele mesmo disse em sua obra Grande Sertão: Veredas: “O sertão é dentro da gente”.

Foto: Portal Grande Sertão, em Cordisburgo - por Ascom

 

Conheça o Sertão Mineiro

Se quando você pensa em sertão, imagina um lugar árido? Você imaginou errado! 

O sertão mineiro, imortalizado por Guimarães Rosa, é uma terra rica em paisagens únicas, cheia de história e tradições que falam ao coração. Aqui, o sertão ganha vida com rios, montanhas, veredas e, claro, o povo sertanejo, cheio de sabedoria e histórias para contar. 

Foto: Sertão mineiro - por Lara Calazans

E o mais especial de tudo? Você pode viver essa experiência e se conectar com essa "terra das veredas", onde a simplicidade da vida se mistura com a grandiosidade das histórias. 

 

Três Marias: Porta de Entrada para o Sertão

Uma das cidades mais icônicas da obra de Rosa é Andrequicé, um vilarejo que se conecta profundamente à trajetória do escritor e do personagem Manuelzão. E por que não fazer um passeio por lá? 

A pequena Andrequicé, situada no município de Três Marias, é o cenário perfeito para quem deseja sentir de perto o sertão de Rosa. É lá que você encontra o Museu Manuelzão, um espaço cultural que celebra a figura do vaqueiro e a vida no sertão, além de expor objetos e fotos que transportam você para as narrativas de Rosa.

Foto: Museu Manuelzão - Acervo Andrequicé

No museu, você pode ver de perto o chapéu, o berrante e outros pertences de Manuelzão, e se aprofundar nas memórias da cultura sertaneja que Guimarães Rosa tão bem descreveu. Não tem como não se emocionar com as histórias desse povo simples, mas com uma força de vida imensa!

Além disso, depois de se aprofundar na história, você pode conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, construída no século XVIII e tombada como patrimônio cultural municipal em 2010, o Cine Clube Manuelzão, um espaço utilizado para apresentações e exposições da comunidade e passear pelo Centro Histórico.

Uma das atrações do povoado é o incrível trabalho das artesãs inspirado nos versos da literatura roseana e na natureza do cerrado.

 

Sobre o roteiro

A vila pode ser conhecida a partir de um roteiro conduzido pela Samarra (Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão e de Revitalização de Andrequicé), uma organização que mantém viva a passagem de Guimarães Rosa pela região. 

O roteiro tem duração de 3 horas e 30 minutos e pode ser realizada para grupos de até 16 pessoas ou individual, sendo necessário agendamento prévio. Ah, é recomendado utilizar roupas leves, tênis confortável e protetor solar durante o roteiro.

Saiba mais:

  • Museu Manuelzão – Andrequicé

  • (38) 3754-6158

  • samarraandrequice@gmail.com

  • www.museumanuelzao.com.br

 

E você, já conheceu o sertão mineiro?

Então, que tal preparar as malas e se aventurar pelo sertão mineiro?

Além de Três Marias e Andrequicé, a região é cercada por outras cidades encantadoras, como Cordisburgo, onde nasceu Guimarães Rosa, e onde você pode visitar o Museu Casa de Guimarães Rosa, que guarda mais histórias do autor e seu legado. As cidades de Augusto de Lima e Morro da Garça são opções incríveis para você conhecer também.

Foto: Cordisburgo, Morro da Garça e Augusto de Lima - por Lara Calazans

O sertão mineiro é muito mais do que um destino turístico – é uma experiência cultural, literária e emocional. Cada trecho desse caminho é uma oportunidade de se conectar com o coração sertanejo de Minas Gerais, com suas tradições, seu povo e, claro, com as histórias imortalizadas por Guimarães Rosa.

 

Quem sabe você não embarca nessa aventura em breve?

 

Gostou das dicas? Siga o @visiteminasgerais no Instagram e fique por dentro de várias outras dicas e curiosidades sobre Minas!

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?