Turismo em Minas Gerais | Gosto de Minas: Pão de Queijo

Gosto de Minas: Pão de Queijo

Atualizado em: 22/05/2020

A nossa gastronomia é marcada por itens que além de saborosos, são muito cheirosos. A comida mineira proporciona uma verdadeira viagem sensorial. A delícia que trazemos hoje tem um cheiro que remete a um café quentinho, boas companhias ao redor da mesa e séculos de tradição.

Segundo historiadores, o nosso pão de queijo surgiu no século XVIII a partir de um costume de misturar o queijo as massas feitas a base de farinha que quando assadas eram servidas como lanches. Inicialmente, com a finalidade de “encorpar” e dar gosto a essas massas, mas foi num contexto de escassez de recheios que as mestras quitandeiras começaram a fazer pequenas bolinhas dessa massa simples e levar ao forno. Nascia aí o pão de queijo mais famoso e querido do Brasil.

Além de muito saboroso, nosso pãozinho é de uma simplicidade danada de ser feito, quer ver? Hoje, trouxemos as receitas de duas grandes quitandeiras do estado, pra você fazer e se deliciar aí na sua casa, espia aí:

 

A primeira receita vem lá do quintal da Ângela, e para fazê-la você vai precisar de:

Ingredientes

Um prato fundo de polvilho doce;

Um prato e meio de queijo meia cura tipo Minas;

Dois ovos caipiras;

3 colheres de manteiga de leite;

Sal a gosto;

Leite até o ponto.

Modo de Fazer

Misture o polvilho doce, o queijo ralado, os ovos, o sal e a manteiga, vá colocando o leite aos poucos, amasse bem. Fazer as bolinhas e assar em forno bem quente.

Viu só como é fácil? Agora temos outra receita vinda também de Paracatu, cidade que é famosa por suas quitandas e povo acolhedor. Anota aí a deliciosa receita da Irene:

Ingredientes

02 kg de polvilho doce, de preferência caipira

02 kg de queijo minas meia cura ralado

02 ovos caipiras

50 gramas de manteiga de leite (não pode ser margarina)

01 colher de chá rasa de sal   (dependendo do sal do queijo)

1 ½ lt Leite

Modo de preparo

Em uma gamela coloque o polvilho, acrescente o sal (se for necessário, pois depende do sal do queijo), a manteiga, os ovos e misture bem. Em seguida, acrescente o queijo e misture tudo novamente. Vá colocando o leite aos poucos e amassando bem o pão de queijo. O ponto da massa é quando, ao apertar a massa em uma das mãos, ela escorre suavemente entre os dedos. A massa fica muito macia, mas não deve ficar muito mole, senão o pão de queijo vai murchar, depois de assado.  Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

 

 

 

   Ou, Clique Aqui 

Instagram        /        Facebook

 

Comentários