Turismo em Minas Gerais | Frango com Quiabo

2.413
Foto por: Foto: UMAMI Comunicação
Atualizado em: 17/09/2021

Frango com Quiabo

 

Uma receita clássica e tradicional da gastronomia mineira para a sua mesa. 

A nossa gastronomia tem itens tão clássicos e ingredientes tão marcantes, que muitos deles se tornaram verdadeiros símbolos da cultura mineira. Tem alguns pratos que inclusive remetem diretamente ao nosso estado, o torresminho que acompanha a cerveja, o tropeiro de domingo e, principalmente, a nossa receita de hoje: o frango com quiabo.
Herança saborosa
O quiabo é de origem africana, e segundo contam historiadores, o vegetal chegou ao Brasil por meio dos escravos, que traziam consigo sementes para plantar nas lavouras em que trabalhavam. Em Minas, o alimento é presente desde o início de sua ocupação e ganhou o coração dos locais que vinham em busca de ouro. Tradicionalmente a preparação do quiabo estava ligada ao angu e a pedaços de carne, o que ainda continua bastante presente, né? 
Junção que deu certo
Em Minas, o costume de comer frango é quase que ancestral e está muito relacionado a simplicidade da nossa gastronomia, de usar na cozinha os itens que eram plantados e criados nos quintais
Não dá pra se precisar exatamente quando aconteceu e quem deu a idéia de juntar frango e quiabo. Algumas fontes citam que essa origem vem dos indígenas, outros dos portugueses, mas o que sabemos mesmo é que essa mistura deu certo e é a cara da boa comida mineira. 
Receita de gerações
A receita de hoje foi transmitida entre as gerações da família da Dona Maria Clara Rodrigues, a Maria das Tranças e, além de ser uma delícia mineira, é com certeza um dos nossos símbolos gastronômicos!
Por aqui, não tem essa de passar vontade, a receita tá logo abaixo e você pode ficar à vontade pra fazer pra família toda e depois para compartilhar com a gente nas redes sociais! É sucesso!
Frango com Quiabo


Ingredientes:
1 Frango de mais ou menos 1,900 Kg cortado em pedaços sem a pele.
½ Kg de quiabo
1 Tomate
Cheiro verde a gosto
1lt de água
Modo de preparo:
Coloque o frango em uma panela, para dourar, depois acrescente a água.
Deixe cozinhar por uns 40 minutos.
Em outro recipiente refogue o quiabo com tempero a gosto.
Depois vire-o na panela de frango e acrescente o cheiro verde e o tomate cortados.

Gostou dessa Receita? Leia outra receita com frango clicando aqui!

Sobre o Autor

Márcio Lucinda

Turismólogo, Consultor em Planejamento e Gestão de Turismo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?