Gosto de Minas: Frango ao Molho Pardo
A gente já tá de barriga cheia de saber que a gastronomia mineira inspira outras cozinhas por aí né? Mas hoje, além de trazer uma receita que faz parte do imaginário da maioria dos mineiros, eu vou contar uma relação desse prato com a literatura e, posteriormente, com o cinema mineiro. Bora descobrir como a criatividade mineira ultrapassa fronteiras?
Herança da culinária portuguesa, o frango ao molho pardo chegou ao Brasil no século XVI pelos colonizadores, em alguns lugares é chamado de galinha de cabidela por utilizar os “cabos” da galinha, ou seja, os miúdos e aquelas extremidades do animal. Enriquecido com as especiarias vindas da África, o prato, que utiliza como molho principal o sangue do animal misturado com vinagre para não coagular, é a cara da cozinha mineira.
Da cozinha para as páginas dos livros
A galinha de cabidela é algo tão presente na vida dos mineiros que um dos maiores escritores do estado, Fernando Sabino, fez questão de deixá-la registrada em um de seus livros mais famosos: O Menino no Espelho.
O primeiro capítulo do livro, que mistura realidade e imaginação pra contar a história do menino Fernando na Belo Horizonte de 1930, leva o título de: “Galinha ao Molho Pardo”. A divertida história do menino que tenta a todo custo esconder a galinha batizada de Fernanda, é uma divertida ilustração da relação das crianças com os animais que são presentes até hoje independente da região do estado.
Não vamos dar spoilers sobre o final da galinha de estimação do Fernando Sabino no livro, vamos convidar você a mergulhar nessa história e a aprender a receita do frango ao molho pardo mais famoso de BH. Anote aí, faça com a família e compartilhe com a gente nas redes sociais!
Receita do Frango ao Molho Pardo
Ingredientes:
1 frango inteiro cortado em pedaços
Sangue colhido de um frango com uma colher (sopa) de vinagre
1 dente de alho
1/2 cebola
100 ml de caldo de frango
Orégano, louro, sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar
100g de farinha de trigo
5g de tempero da casa
Modo de preparo:
Bater no liquidificador: alho, cebola, caldo, orégano, louro, sal e pimenta do reino. Esse é o tempero da casa. Reservá-lo.
Em uma panela, colocar o óleo para esquentar. Temperar os pedaços de frango com o tempero da casa e, depois, fritá-los uniforme sem corar demais. Retirar o frango da panela e reservar.
Bater no liquidificador, o sangue com a farinha de trigo. Colocar o frango refogado em uma panela e juntar o sangue. Cozinhar por cerca de 15 minutos. Se necessário, acrescentar o tempero da casa a gosto. Checar o sal. Colocar o frango em uma vasilha. Regar o molho pardo por cima e servir.
Comentários