Turismo em Minas Gerais | Drinks com Cachaça

2.880
Foto por: Marcela Azevedo- A Cachaçaria Itinerante
Atualizado em: 14/09/2022

Gosto de Minas: Drinks com Cachaça Mineira

Aprenda a fazer drinks deliciosos com as cachaças mineiras e confira as dicas especiais de uma mixologista.

A gente sabe que a cachaça é um dos itens que mais remete a Minas quando o assunto é bebida, né? 

Minas é o maior produtor de cachaça artesanal do país. Também chamada de cachaça de alambique, esse tipo se diferencia pela maneira como é fabricada. Verdadeira obra de arte, neste tipo de cachaça, aproveita-se apenas o "coração" do que é produzido, ou seja, a parte mais pura da marvada.

Como aperitivo para abrir o apetite, acompanhando um bom torresmo, utilizando para flambar pratos, várias são as formas de consumo da cachaça. E cada vez mais surgem novos! 

Minas conta com bares que utilizam apenas a cachaça mineira como base para a preparação de drinks, dispensando assim, o uso de outras bebidas alcoólicas.

Hoje, além de trazer algumas receitas, convidamos uma especialista para dar as melhores dicas na hora de brincar com a cachaça e criar drinks deliciosos. A Marcela é historiadora e descobriu no turismo o encanto pela cachaça. Segundo ela, a cachaça, assim como outras bebidas destiladas possuem características que com o tempo a gente vai descobrindo: acidez, docilidade, sabores amadeirados, característica de cada madeira... e por aí vai.

Anota essas dicas que valem ouro:

  1. CUIDADO COM O EXCESSO DE INGREDIENTES

Quando você está criando algo, a tentação de adicionar vários sabores que você sabe que combinam é enorme. Mas existe uma regra básica: Não há drink com mais de cinco ingredientes.

A Cachaça também conta ok?

  1. SÓ PREPARE O DRINK NA HORA DE SERVIR

Todo drink perfeito só deve ser preparado quando for ser saboreado. O consumo deve ser imediato, para garantir que todas as características de sabor e aroma sejam percebidas corretamente. Por isso, nada de deixar aquela garrafa de drink pronta para mais tarde ou usar taças e copos grandes para servir. Se você quer surpreender, prepare cada bebida individualmente para ser saboreada na hora.

  1. ATENÇÃO COM O GELO

Poucas pessoas lembram que a qualidade do gelo usado nas receitas também pode influenciar no sabor da bebida. Um drink perfeito deve ser preparado com gelo produzido com água mineral ou comprado em algum estabelecimento. UMA DICA: Um bom gelo não deixa o drink aguado, muito pelo contrário, ele conserva as características do drink.

  1. NÃO TENHO UTENSILIOS ESPECÍFICOS PARA BAR, COMO FAÇO?

Substituir é bem mais simples que você pensa. É claro que ter um dosador, colher bailarina, coadores e coqueteleiras específicas é super legal, mas são utensílios caros e não tão simples de utilizar assim. Então vamos simplificar:

  • Copos de shot – 50ml, copos de tequila ou vodca – 60ml

Colher Bailarina: Colher com cabo alto e pequena (colheres para suco) ou pauzinhos de comida japonesa.

  • um vidro de conserva vazio e com tampa – só tenha atenção ao volume, 500ml no máximo! E preste atenção se ele cabe direitinho em sua mão, se está firme.
  1. HIDRATAÇÃO ENTRE UM DRINK E OUTRO

E não se esqueça de se hidratar com água entre um drink e outro. Afinal, as lembranças que você quer ter é a de bons momentos compartilhados com amigos e familiares. Beba com moderação, menores de 18 não podem consumir bebidas alcoólicas e o consumo em excesso não faz bem para a saúde física e mental!

A gente separou cinco das dez regras de ouro da Marcela e já deu para perceber que dá para fazer drinks bem bacanas em casa, né? Aproveita que ‘cê tá’ com a caneta na mão e anota agora essas receitinhas que ela separou para a gente!

Não esquece de beber com moderação, e marcar a gente nas redes sociais para ver essas belezuras.

COFFEE IN BOSSA (BEAGA ONTEM)

Drink criado em homenagem ao título BH Cidade Criativa da Gastronomia

Belo Horizonte é uma cidade que cresceu com um povo simples e acolhedor que veio do interior do estado. Ao desembarcar na rodoviária eles faziam uma parada nos tradicionais cafés do entorno e solicitavam dois dedinhos de café, que nada mais era que uma xícara de café e uma dose de cachaça.

Ingredientes:

50 ml de cachaça curtida em tonéis de carvalho

50 ml de licor de café

Suco de Maçã

Limão Tahiti

Você vai precisar:

Copo tipo long drink 300ml

Gelo em cubo

Colher bailarina ou colher para suco

Modo de Fazer:

1. Coloque o gelo no copo (até dois dedos antes da borda)

2. Acrescente a cachaça bem levemente deixando passar pelo gelo

3. Acrescente o licor de café mais levemente ainda

4. Complete com o suco de maçã e dê uma mexida de leve

5. Duas gotas de limão por cima.

Pulo da Marmota: Para decorar, use sempre poucos elementos e dê preferência sempre para as decorações comestíveis: casquinha de limão cristalizadas, lascas finas de maçã, flores comestíveis mais azedinhas;

BARROCADA

Uma viagem pelos caminhos dos bandeirantes e a jabuticaba, uma fruta tão exótica, doce, bela e sedutora, super comum em Minas Gerais e muito rica em cultura, sabores e saberes populares!

Ingredientes:

50 ml de Cachaça com Manjericão

50 ml de Licor de Vinho de Jabuticaba

Água Tônica

Folhas de Manjericão

Você vai precisar:

Taça para água 300ml

Gelo em cubo

Colher bailarina ou colher para suco

Modo de Fazer:

1. Coloque o gelo no copo (até dois dedos antes da borda)

2. Acrescente a cachaça bem levemente deixando passar pelo gelo

3. Acrescente o licor de vinho de jabuticaba mais levemente ainda

4. Dê uma mexidinha de leve

5. Complete com a água tônica

Pulo da Marmota: Para decorar, use sempre poucos elementos e dê preferência a decorações comestíveis: manjericão fresco e de preferência os “talinhos” com flores... nossa, são incrivelmente deliciosos e ajudam a dar uma mexidinha quando necessário;

E ai, gostou das dicas e das receitas da Marcela? Confira a receita de deliciosos drinks mineiros feitos com café!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Paula Carvalho

Formada em Administração, Auditoria, Gestão Pública e Turismo. Ama viajar e descobrir novos lugares. Coordenadora do Núcleo de Turismo Criativo na SECULT-MG.

Comentários

O que eu procuro em Minas?