Gosto de Minas- Bala de Coco (Bala delícia)
Aprenda a fazer o doce que é sucesso nas Minas Gerais, uma deliciosa bala de coco.
As Nuances da Cozinha Mineira se apresentam nos mais diversos sabores e gostos de Minas, aqui os adultos fazem festa, as crianças se esbaldam e o que não falta é receita que agrade a todas as idades. A nossa receita do dia é uma deliciosa bala de coco, que de tão saborosa pode também ser conhecida como bala delícia.
Doce história
Quem viveu os anos 1990 com certeza já experimentou essa balinha. O doce, que era sucesso em festas de aniversário e casamentos, era indispensável nas comemorações da época, mas sua origem é bem anterior a esse período.
Historiadores contam que a origem da bala tem relação com o alfenim, uma massa à base de açúcar, água e vinagre que foi criada pelos árabes na idade média e aos poucos incorporada na cozinha portuguesa.
Aos poucos o docinho foi ganhando adaptações e ingredientes extras, como amêndoas e coco, e se transformando assim na bala como conhecemos hoje.
Sabor e tradição
A receita do dia veio de Santa Luzia e é uma homenagem a uma das mais tradicionais doceiras da região, a dona Gema.
A senhora, que foi uma referência no município e fazia os doces com esmero e carinho foi descrita pelo historiador Marco Aurélio C. Fonseca com muito afeto como um dos exemplos do que sintetiza o povo de Santa Luzia, ao lado de sua irmã, dona Pequetita, as quais o jornalista descreveu como “exemplos de dignidade, trabalho, amor e devoção à Padroeira Santa Luzia.”
E foi assim, como muito trabalho, afeto e amor pelo que faziam que as irmãs conseguiram fazer história na região, exportando seus doces para Londres e ajudando a espalhar tudo o que representa a cozinha mineira.
Além da história linda e do sabor inconfundível, as balas de coco são simples de se fazer, exigem atenção e disposição para chegar no ponto certo, mas nada absurdo. Com certeza uma receita que fará sucesso entre os adultos e crianças.
E aí ficou com vontade? Anota os ingredientes abaixo e o modo de fazer e vamos continuar espalhando as delícias de Minas por aí afora!
Ingredientes
1,2kg de côco ralado
3kg de açúcar
Modo de Fazer
1. Retire a água do côco seco e depois a casca.
2. Lave, rale e escalde o coco com água quente.
3. Torça o coco em um pano para que seja extraído o leite da fruta.
4. Coloque açúcar e dissolva no leite extraído.
5. Leve ao forno e deixe cozinhar por 1h30.
6. Não mexa.
7. Retire o leite quando este ficar amarelo.
8. Após retirar do fogo, despeje o leite em uma pedra de mármore untada com margarina.
9. Quando estiver quase frio, puxe até o ponto da bala ficar leitosa. Esse processo demora em media 15 minutos e é preciso força para deixar a bala
no ponto.
10. Para finalizar, faça tiras, corte com uma tesoura e deixe secar em outra mesa de mármore.
Gostou dessa delícia? Saiba como fazer um delicioso crème brûlée de doce de leite clicando aqui.
Comentários