Turismo em Minas Gerais | Experiências para dar um pulo em Minas

444
Foto por:
Atualizado em: 08/02/2024

17 experiências para dar um pulo em Minas no feriadão

 

Ei, você que não quer curtir as folias de carnaval! Separamos uma lista com experiências do Carnaval da Tranquilidade, as programações vão até o sábado, dia 17 de fevereiro e você não pode perder essa oportunidade de dar um pulo em Minas! São 8 cidades em diversas regiões do estado e eu posso garantir, aqui é o melhor lugar para recarregar as energias!

 

 

1.Alto Caparaó

Localizado na Zona da Mata, especificamente no território do Caparaó, Alto Caparaó destaca-se pelo turismo ecológico e está a 325km de Belo Horizonte, vem conferir as experiências imperdíveis da cidade:

 

Café Folia

Quer apreciar um cafezinho de qualidade, enquanto desfruta da serenidade e beleza de Alto Caparaó? Além de saborear o melhor café, você terá a oportunidade de visitar fazendas e sítios, se encantando com as plantações de café e todo o processo de produção.



 

 

Pico Folia

A Pico Folia te convida a subir o terceiro pico mais alto do Brasil, localizado no Parque Nacional do Caparaó! Pegue sua mochila, reúna sua energia e venha passar o Carnaval respirando ar fresco, cercado por paisagens deslumbrantes e desbravando os picos da região, aqui a garantia é de um Carnaval repleto de natureza e aventura!


 

 

Aventura Alada

Longe do agito tradicional, a Aventura Alada é uma jornada inesquecível pela cidade, um momento de desfrutar atividades como kart, passeio 4x4, passeio de buggy, quadriciclo, trilhas e escaladas.



 

 

Alegoria das Montanhas

Já o Bloco Alegoria das Montanhas te convida a vivenciar paisagens de tirar o fôlego rodeada por montanhas majestosas, essa experiência é uma oportunidade inesquecível de conhecer o coração esculpido na montanha e a imponente face de Cristo.




 

Sabores da Terra

Alto Caparaó também é o destino para quem quer se deliciar com pratos preparados no fogão a lenha, pães de queijo quentinhos, queijinhos mineiros e uma variedade de sabores que só a nossa região pode oferecer.

 



 

Sons do Caparaó

O canto dos pássaros, o som das cachoeiras, a suave brisa e o ar puro se tornam a trilha sonora perfeita para sua pausa merecida desse feriadão. No balançar das árvores, encontre o ritmo relaxante que acalma a alma, está essa experiência que trata o corpo e a mente!





 

2.Brumadinho

Brumadinho é uma cidade da Região Turística do Veredas, ela fica bem pertinho de Belo Horizonte, apenas 55km, então não perca tempo e planeje sua visita! Quer uma dica? Aproveite para fazer um 2 em 1, visitar Inhotim e fazer uma experiência:

 

Coração em Branco

A experiência "Coração em Branco" acontece a 4,5 km do Inhotim. O artista plástico Renan Florindo conduz essa experiência, onde apresenta suas esculturas de coração em branco, para finalização do visitante.



 

 

Alquimia dos Quintais

"Alquimia dos Quintais" é uma experiência que fica a 34 km do Inhotim. A Mixologista Marcela Azevedo conduz a experiência gastronômica e sensorial que desperta o paladar e os sentidos. Utilizando elementos dos quintais de casa e da culinária mineira, como doces, cachaças, gin, vinho e cervejas, o visitante vai experimentar uma explosão de sabores na boca.



 

 

Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê

Já a  experiência "Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê, acontece a 33 km do Inhotim. Explore sua criatividade em típico ateliê de cerâmica. Escolha sua peça produzida pela artista, finalize com sua própria pintura e leve para casa. Mas antes de deixar o ateliê deguste o brunch mineiro brindando com espumante, servido no próprio local.



 

 

Brunch na Vila da Lavanda

"Brunch Vila da Lavanda" acontece a 32 km do Inhotim e é um momento mágico, encantador e muito especial!  A natureza tão presente em Minas Gerais, cerca este empreendimento, tanto de mata nativa quanto dos campos de lavanda que tematizam todo o lugar. O brunch é servido em meio a essa paisagem deslumbrante.



 

 

Tambor Xamânico

Por fim, a experiência "Tambor Xamânico" fica a 40 km do Inhotim. Conheça a experiência e o significado do Tambor Xamânico, a energia que transforma o instrumento em algo único e pessoal. Cada participante monta seu próprio tambor, escolhendo a cor da corda e a cor do feltro da baqueta, fazendo a amarração da corda e construindo a baqueta. Ao final, haverá uma cerimônia ao redor da fogueira para consagração do instrumento e um pequeno café será servido.




 

3.Igarapé

Em Igarapé você pode desfrutar uma experiência bem mineira: "Os Sentidos do Doce de Leite" que acontece a 23 km do Inhotim. O mais tradicional dos doces mineiros é apresentado pela Artesanal Sabores, desde a simples e deliciosa estrutura do doce de leite. Ao final, uma degustação guiada apresenta os elementos que podem ser incorporados ao doce de leite. Incrível, né?!




 

 

4.Juatuba

Em Juatuba está mais uma experiência da Região Turística Veredas  a "Wakeboard no Veredas" que fica a 35 km do Inhotim. Wakeboard na modalidade “Cable Park” é um esporte aquático praticado com prancha e puxado por um sistema de cabos onde o participante passa em obstáculos flutuantes sobre a água, uma bela opção de lazer para jovens e famílias.




 

5.Camanducaia

A grande atração de Camanducaia é o clima frio e aconchegante de Monte Verde, distrito do município. Monte Verde é um dos locais mais românticos e charmosos de Minas. Uma pequena vila de montanhas verdes. Durante o Carnaval em Monte Verde, os visitantes podem desfrutar de um ambiente mais relaxado, as ruas podem estar mais calmas do que em outros destinos turísticos, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar as belezas locais, fazer caminhadas pelas trilhas da região ou simplesmente relaxar em aconchegantes pousadas. A tranquilidade do Carnaval em Monte Verde é ideal para aqueles que desejam escapar da agitação típica dessa temporada e buscam um refúgio cercado pela natureza e charme da região.

 


 

6.Bom Repouso 

Bom Repouso é uma das opções do Carnaval com Tranquilidade, é uma das cidades mais altas e lindas do Sul de Minas. A cidade conta com mais de 19 cachoeiras para você se refrescar, pousadas tranquilas, restaurantes com o melhor da gastronomia mineira, padarias e lanchonetes com lanches deliciosos, pastel de farinha e o melhor da gastronomia com morangos. A experiência é completa desde visitas em plantações de morango, moinho de fubá e casa de queijos e doces caseiros.

 


 

7.São João das Missões

O norte de Minas Gerais não podia ficar de fora da seleção do Carnaval da Tranquilidade e nossas experiências! Em São João das Missões você tem a oportunidade de conhecer vários atrativos naturais e culturais, como um passeio ao Parque Cavernas do Peruaçu, conhecer a Reserva Indígena Xacriabá e ainda o prazer de degustar vários frutos do cerrado (de época). Não existe nada mais autêntico, né?!

 


 

8.Senador Amaral

Tem Carnaval da Tranquilidade na cidade mais alta de Minas Gerais! Senador Amaral está localizada no sul de Minas e oferece aos seus visitantes um carnaval voltado para quem prefere relaxar e aproveitar os dias de folga descansando. A cidade combina aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais. Mais um destino em Minas em que você poderá desfrutar a tranquilidade longe do agito do carnaval das grandes cidades Alguns atrativos são: grutas, mirantes, igrejas, pedras, cachoeiras e principalmente as agradáveis pousadas. Descubra Senador Amaral e venha vivenciar tudo que a natureza tem a oferecer.

 

 

 

Gostou das dicas? Conta pra gente a sua preferida!

Todos os contatos para realizar as experiências podem ser encontrados na nossa página de eventos, é só buscar pelo nome da cidade! CLICA AQUI

 

*Todas as fotos utilizadas são do Portal Minas Gerais

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?