Turismo em Minas Gerais | Encante-se com a fé mineira

2.569
Foto por: Igreja do ó em Sabará- André Bernardes
Atualizado em: 21/02/2024

Encante-se com a fé mineira, viva a Minas Santa!

 

Conheça a Minas Santa: Política Estadual de bens da fé e percorra as rotas e os caminhos santos em Minas.

 

 

Das procissões e tapetes devocionais no interior às celebrações nas mais diversas igrejas e capelas do estado, a religiosidade sempre esteve atrelada indissolúvel e expressivamente a história do povo mineiro, e agora, através da Minas Santa, ganha caráter promocional pela Secretária de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG).

A iniciativa visa capacitar, estruturar e promover o turismo da fé no território mineiro, proporcionando ao turista uma autêntica experiência de crença, através da mineiridade.

E de experiências especiais, Minas segue no comando!

 

Referência Nacional

 

 

A cada ano, Minas se mostra o destino perfeito para aqueles que buscam uma experiência única de religiosidade e turismo. Aqui, você encontrará uma variedade de destinos religiosos que oferecem uma experiência única. Desde as majestosas igrejas históricas em Ouro Preto e Tiradentes até as impressionantes peregrinações ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais é o lugar perfeito para os turistas que buscam uma jornada espiritual inesquecível.

 

Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos


Reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, o maior conjunto de arte colonial do país é composto por uma igreja e seis capelas marcando os passos da Paixão de Cristo. O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, em tamanho real, por Aleijadinho

A visita ao Santuário possibilita a apreciação da Igreja, das esculturas dos profetas e das capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo.
 

O estado é um verdadeiro tesouro para os devotos. Além disso, oferecemos uma experiência completa ao turista, que desfrutará da típica cozinha mineira e apreciará nosso artesanato, expressões puras da criatividade mineira.

 

Rogai por nós

A religiosidade é um aspecto tão presente na mineiridade que até nossa cozinha comunga dessa benção. Um dos nossos ingredientes mais emblemáticos, foi batizado a partir da fé e tem sua história diretamente ligada com a crença mineira.

A ora-pro-nóbis é conhecida, especialmente por sua versatilidade e valor nutricional. O seu nome, que em latim significa "rogai por nós", é uma referência à sua associação com Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade de Sabará. Acredita-se que a planta tenha propriedades curativas e protetoras, e por isso é frequentemente utilizada em pratos típicos mineiros, como o famoso "frango com ora-pro-nóbis" e a "Costelinha com ora-pro-nóbis". Além disso, a planta é rica em proteínas, vitaminas e minerais, o que a torna uma ótima opção para uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Destinos Abençoados

De norte a sul do estado, capelas e igrejas de inúmeros estilos arquitetônicos, e dedicadas aos mais diversos padroeiros, estão prontas para receber aqueles desejam conhecer sobre a história da religiosidade brasileira. Estar em Minas é estar mais perto do paraíso, seja pelas obras sacras e pelo barroco de cidades históricas do ciclo do ouro, ou pelas modernas instalações como o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases .

Além da diversidade arquitetônica, nossas celebrações religiosas proporcionam momentos de encontro com o sagrado que atraem famílias e romeiros, principalmente na semana santa, período que encerra a quaresma cristã.

 

Minas Santa

Salvaguardar a fé mineira através da estruturação e promoção turística, catalogação e registro de bens tombados, festejos e modos de saber, é valorizar o que há de mais precioso e possibilitar o acesso dos mineiros e turistas de todo o Brasil a nossa crença.

Além de ações de proteção, investimentos financeiros e de pessoal, a campanha conta com o apoio de diversas entidades do setor e visa colocar as nossas rotas no centro do turismo de fé no país, e proporcionar ao turista, experiências que, além de imersivas, sejam seguras, sinalizadas e possam ser visitadas ao longo do ano.

Conheça as rotas do turismo de fé, programe sua visita e encontre-se com a liberdade, que mora em Minas.

 

CRER - Caminho Religioso da Estrada Real

O Caminho Religioso da Estrada Real é uma experiência única. Possibilita reviver as passagens dos bandeirantes em busca de uma vida melhor; conhecer histórias de construção de templos que irradiaram cidades – histórias de fé, de sofrimento e de visão de futuro; participar de manifestações que acompanham as sociedades desde sua formação; vivenciar momentos de contemplação, de autoconhecimento, de superação, de espiritualização e de transformação. Tudo isso num cenário de templos barrocos, casarios coloniais, comunidades com forte devoção religiosa e belíssimas paisagens montanhosas. 

 

Caminho da Fé

O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), é uma trilha de peregrinação com mais de 1.500km de trilhas, cruzando a Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais. Foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, em SP, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura. Em Minas, a rota abrange os municípios de  Andradas, Crisólia, Tocos do Mogi, Inconfidentes, Borda da Mata, Ouro Fino, Estiva, Consolação, Paraisópolis e Luminosa.
 

 

Confira outros destinos que você tem que conhecer nesta Semana Santa!

 

São João del Rei    

Que tal fazer um Walking Tour del Rei? Em São João del Rei, entre os dias 14/02 e 30/03, você pode ter uma experiência enriquecedora, descobrindo o contexto histórico de Minas Gerais desde sua fundação, bem como os fatos e curiosidades. Uma experiência em um passeio cultural através de uma agradável caminhada pelo centro histórico da cidade; um  verdadeiro "Museu a céu aberto". 

 

São João Nepomuceno    

Em São João Nepomuceno, missas, procissões, apresentação teatral, cantos entre outras atividades acontecem na Semana Santa promovida pelas Paróquias de São João Nepomuceno e da Sagrada Família. 

Além disso, na sexta-feira santa, dia 29/03, por mais de três décadas, a Cia de Teatro Novos Horizontes apresenta no adro da Igreja Matriz a encenação da "Paixão de Cristo", com cerca de 150 componentes (elenco, produção, etc) em quase duas horas de atuação. O espetáculo emociona a população são-joanense e inúmeros visitantes pela beleza plástica, histórica e artística.

No domingo de Páscoa, dia 31/03, às 5h, ainda no orvalho da manhã, uma linda procissão segue pelas ruas do centro da cidade comemorando a ressurreição do senhor Jesus Cristo. 

 

São João da Ponte    

Em São João da Ponte, a paróquia Santo Antônio da Boa Vista proporciona uma vivência emocionante. A partir de domingo de ramos, um grupo de atores locais fazem a encenação de todo o martírio de jesus cristo, tradição esta que acontece há mais de 50 anos na cidade. 

No decorrer da semana, acontece o quadro vivo desde a entrada de jesus em jerusalém, a via sacra pelas ruas da cidade, a santa ceia, a ressurreição e a encenação da vida de cristo a partir do batismo no rio jordão até a sua paixão e morte. Cada dia é celebrado com missas e reflexões.

 

Descubra o Catálogo Celebrações e Ritos da Quaresma e Semana Santa em Minas Gerais com mais de 571 cidades e suas tradições!

É impossível não se encantar! Então, confira o Portfólio Minas Santa 2024 e escolha os melhores destinos para você mergulhar na história e na fé.
 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?