Turismo em Minas Gerais | Conheça os presépios e lapinhas do Natal da Mineiridade

1.862
Foto por: Lucio Magalhães
Atualizado em: 19/12/2024

Conheça os presépios e lapinhas do Natal da Mineiridade 

 

Entre apresentações, shows e luzes, os presépios do Natal da Mineiridade também chamam a atenção pela criatividade de suas composições e materiais que são feitos, formas e contemporaneidade.


 

 

Curiosidades

O presépio, do latim latim “praesaepe”, é um representação do momento do nascimento de Jesus Cristo, de diversas maneiras esse momento é representado com peças das figuras de José, Maria, os Três Reis Magos e os animais.

O primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis em 1223, na Itália. Ele foi feito de argila para contar aos habitantes da pequena localidade o nascimento de Jesus, numa manjedoura e desde então é uma tradição de natal.

Em Minas, a tradição cristã dos presépios está presente desde o século XVIII, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas. No Natal da Mineiridade essa tradição é tomada pela criatividade das cidades e comunidades mineiras que só se encerra no dia 6 de janeiro com outra tradição, a festa de Folia de Reis.

 


 

Neste ano, você está convidado a se emocionar com o Circuito de Presépios e Lapinhas, reconhecido desde 2017 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Minas Gerais. Essa tradição que encanta gerações e preserva nossas raízes, organizada pelo IEPHA-MG, faz parte do Portfólio do Natal da Mineiridade, uma celebração única que une fé, história e confraternização.

 

Presépio artesanal em BH

Dentre os destaques da decoração da Praça da Liberdade desse ano, está o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha.

A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Natal Iluminado - Praça da Liberdade (@festasdaliberdade)

 

 

Conheça os presépios tradicionais em Minas

Foto: Presépios da família de Maria Goretti Gabrich Fonseca Freire Ramos, em Santa Luzia

 

Presépio de família em Santa Luzia

Santa Luzia é famosa por seu circuito de presépios!

Na casa de Maria Goretti, um presépio ocupa uma sala inteira, com montanhas e grutas feitas de tecidos endurecidos por grude. Uma tradição que começou em 1880, com sua mãe e tia, e hoje é mantida por seus filhos, criando um legado que celebra a união familiar.

 

Presépio da Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo)

Em Ouro Preto, a montagem de presépios é uma tradição em várias igrejas durante o período do Advento e Natal.

Com 280 anos de tradição, este presépio é montado pela Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Um símbolo de fé e dedicação, ele faz parte das celebrações natalinas na cidade histórica.

 

Presépio da Matriz de Sant'Ana​ em Lavras

A tradição foi iniciada quando a paróquia Santana ainda era na Igreja do Rosário. Com a transferencia da paróquia quando da construção da Matriz Santana, em 1917, a tradição se manteve. É parte da tradição local a visita das folias e a Benção do Presépio no dia 24 com a procissão para levar o Menino jesus.

 

Presépio do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos

Com mais de 100 anos de história, este presépio é simples, artesanal e profundamente significativo. Em Mocambeiro, distrito de Congonhas, a tradição de montar presépios passa por gerações, com imagens que carregam memórias familiares, alguns deles têm mais de um século.

 

Presépio da Igreja Matriz de São Sebastião de Inhaúma

O presépio da Igreja Matriz é realizado a mais de 100 anos e, pelos relatos dos moradores da comunidade, sempre foi confeccionado pelos moradores da comunidade. As imagens são um charme de elegância, tradição e fé que transmite aos finais de ano uma mensagem de paz e perseverança, sendo um momento único de união. 

 

Concursos 

Ouro Preto

Em diversos municípios há também concursos de presépios, no qual todos os concorrentes podem expressar da sua maneira os presépios. Em Ouro Preto, a FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, realiza o Concurso Nacional de Presépios. As obras são avaliadas por um júri técnico e pelo público e são sempre muito ricas com a intenção de “resgatar o sentido poético e singular do presépio e estimular a criação contemporânea sobre o tema”.

A Galeria de Arte Nello Nuno abriu suas portas para o 52º Concurso Nacional de Presépios. Além de apreciar as obras, você pode votar no seu favorito, presencialmente ou online.

Participantes de várias cidades, como Belo Horizonte, Contagem, Itabira e até Jacareí (SP), trazem interpretações criativas que refletem o espírito natalino.

Quer votar? Visite a galeria ou clique aqui: Formulário de votação.


Paracatu

O evento regional conta com trabalhos manuais, de artistas residentes em Paracatu e região. As obras serão expostas entre os dias 20/12/24 a 16/01/2025, na Casa Paracatu, dando destaque às expressões artísticas regionais.

Durante o evento os presépios estarão participando de um concurso que contará com a participação popular e premiações em dinheiro para os dois primeiros colocados.

 

Confira mais presépios do Natal da Mineiridade em Minas Gerais e não deixe de visitar:

Presépio em Mutum

 

Presépio em Limeira do Oeste

 

Presépio de Igaratinga

 

Presépio da Matriz de São joão Nepomuceno

 

Presépio de Arapuá

 

Confira a programação desses e de outros municípios no Portfólio do Natal da Mineiridade. 

 

 

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?