Conheça o patrimônio e as histórias da Via Liberdade
Patrimônio da Humanidade, Caraça, Espinhaço, Velho Chico, conheça as histórias que compõem a Via Liberdade.
Se você ainda não conhece a Via Liberdade você não sabe o que está perdendo.
A maior rota turística cultural do Brasil, lançada em 2022, passa pelos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ao longo da BR-040.
Em uma rota tão grande, história é o que não falta, então conheça alguns destaques do território mineiro.
Patrimônio da Humanidade
A Via envolve 3 dos 4 patrimônios da humanidade presente em Minas.
Um marco do modernismo é o Conjunto Moderno da Pampulha, assinado por ícones como Oscar Nieymer, Burle Marx, Candido Portinari.
Quem vai a Belo Horizonte fica encantado com esse lugar, é ótimo para caminhar, curtir os momentos de lazer com os amigos, sair para um encontro e turistar bastante!
As curvas da Pampulha e do modernismo realmente encantam a todos, não tem jeito.
Foto: Lindo pôr-do-sol na Casa do Baile.
Próximo a Belo Horizonte podemos encontra a cidade histórica de Ouro Preto, uma das queridinhas dos turistas.
Quem sonha em conhecer essa cidade, caminhar pelas suas vielas e experimentar o que há de bom e do melhor levanta a mão!
Museus, casarões e igrejas compõe a atmosfera bucólica e charmosa da antiga capital mineira, só de chegar na cidade já sabemos o porquê de ser um Patrimônio da Humanidade.
Foto: Igreja e casarões barrocos em Ouro Preto.
Há quem ame o barroco e também não vai deixar de visitar Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas.
O conjunto do santuário é um clássico da obra de Aleijadinho, com as esculturas em pedra sabão. No total são 12 profetas em tamanho real, uma igreja e seis capelas que marcam a Paixão de Cristo.
Foto: Encantadora estátua dos profetas, em pedra sabão, em Congonhas.
Temos um blog que trata exatamente sobre esses patrimônios e nele você pode conhecer bem mais sobre cada um, acesse Conheça 4 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em Minas.
Santuário do Caraça
Um dos lugares mais encantadores de Minas Gerais é sem dúvidas o Santuário do Caraça, entre Catas Altas e Santa Bárbara.
Ideal para os amantes de cultura e natureza, o local reúne uma arquitetura neogótica sem igual e uma flora ótima para quem deseja se afastar da cidade e aproveitar o contato com a natureza.
Foto: Turista curtindo o bom tempo no Caraça.
O Santuário já foi igreja, colégio e seminário, até se tornar esse grande ponto turístico que recebe em média 70.000 visitantes por ano.
Foto: Casal apaixonado por um dos lugares mais encantadores de Minas, o Santuário do Caraça.
Além do Santuário você pode visitar o Museu, a Biblioteca, o Arquivo, cachoeiras e piscinas naturais. Ah e claro, conhecer a celebridade do local, o Lobo Guará.
Como em toda Minas Gerais a gastronomia é um destaque, e não seria diferente aqui, Gosto de Minas: Sabores do Caraça.
Serra do Espinhaço
Como já mencionado, a natureza da região do Caraça é encantadora, pois ela está localizada na Serra do Espinhaço, um patrimônio natural de Minas Gerais.
A serra possui mais de 1000km de extensão, se estendendo até a Bahia. É uma região muito rica com uma diversidade de fauna e flora, e uma rede de cadeias montanhosas.
Foto: Turista se aventurando na Serra do Espinhaço.
A Serra do Espinhaço é uma imensidão e é excelente para experiências de trekking, trilha, conhecer cachoeiras e se apaixonar com a vista lá do alto.
Gruta da Lapa Velha
Você já ouviu falar na Gruta da Lapa Velha, em Vazante?
Reze a lenda que no ano de 1865, Nossa Senhora da Lapa apareceu no local.
Inclusive no interior da gruta há uma formação rochosa no formato na santa, e há também o Jardim Orante com capelas e o Santuário Nossa Senhora da Lapa.
Hoje a Gruta da Lapa Velha, que passou a receber o nome de Gruta da Aparição, se tornou um local de peregrinação, e é de grande importância cultural para o município.
Se você não conhecia a Gruta Lapa Velha, agora conhece e não pode deixar de visitar. O local transmite uma energia sem igual, proporcionando uma paz sem igual, é realmente um lugar abençoado.
Estátua do Juquinha
Um ícone do Parque Nacional da Serra do Cipó é a Estátua do Juquinha, em Santana do Riacho!
Juquinha foi um andarilho que viveu pelas montanhas da região, colhendo flores e trocando-as por outros itens com os viajantes que por ali passavam, mas o que ele mais gostava era mesmo da boa prosa.
Foto: Estátua do Juquinha em frenta a paisagem da Serra do Cipó.
O andarilho é símbolo da hospitalidade e receptividade mineira e foi eternizado na história da região da Serra do Cipó, com uma estátua de cimento com cerca de 3 metros.
Para chegar ao Juquinha deve-se seguir MG-010, até o KM 117.
Rio São Francisco
Um dos rios mais importantes do país nasce em Minas Gerais, sendo necessário para muitas populações, parte da história do Brasil e de extrema beleza, esse é o nosso Rio São Francisco.
Foto: Belo entardecer no Rio São Francisco.
O nosso Velho Chico teve papel central no processo de interiorização do nosso país e é detentor de grandes belezas, com sua imensidão.
Em Três Marias ocorre o represamento do rio para a hidrelétrica, formando um lago encantador, excelente para os esportes náuticos e pesca.
Muita história para se descobrir na Via Liberdade, né?
Via Liberdade: conheça a maior rota turística e cultural do país.
Comentários