Turismo em Minas Gerais | Mesa Posta para o Dia dos Namorados

606
Foto por: Foto: Sussu Noronha
Atualizado em: 15/09/2022

Como Montar Uma Mesa Posta Para um Dia dos Namorados Bem Mineiro 

Confira duas dicas de mesas postas para arrasar no jantar romântico a moda mineira!

As datas comemorativas são um ótimo motivo para se esbaldar na cozinha mineira. Tem cardápio pros que gostam de reunir a família, petiscos para os aniversários e encontrar os amigos e tem também delícias para os apaixonados curtirem o Dia dos Namorados Juntos.  

E por falar na data, 2021 é mais um ano que a maioria dos casais vão comemorar em casa, então hoje daremos algumas sugestões para deixar esse dia mais especial para vocês. 

Cozinha Mineira também é romance 

Nossa cozinha é uma das mais românticas do Brasil, e a prova disso é que uma das mais famosas histórias de amor de todos os tempos foi traduzida em doce (ou salgado?) mineiro. O  Romeu e Julieta  é só a ponta do Iceberg romântico que há nos nossos sabores.  

Por aqui, já falamos inclusive de um menu completo, com as cores da paixão e da bandeira do estado, que vão deixar qualquer casal perdidamente apaixonado. Dá uma olhada no nosso  Menu dos Namorados.  

Aprenda a Montar uma mesa posta Mineira  

Para ajudar a montar uma mesa posta mineira e deliciosa para o dia dos namorados, convidamos  a Sussu Noronha para dar dicas valiosas que vão deixar o jantar ainda mais saboroso e romântico, ela é especialista em table decor e ministra cursos onde a leveza e amor são vivenciados  através da mesa posta. Anota tudo aí e conta nos comentários o que você vai fazer!” 

A primeira proposta é que o cardápio seja algo que você possa montar de forma prática sem ficar muito tempo na cozinha, colocando um toque de amor na composição e na decoração.  

Sabor e Romance 

A sugestão é uma mesa com uma Tábua de Antepastos, que é tudo que se come de entrada servido em pequenas porções, e em muitos casos pode também ser o prato principal. A tábua de antepastos é composta por derivados de queijos, charcutaria, pães, geleias, frutas, até opções quentes e frias

Calculamos em torno de 150 a 180 gramas por pessoa caso tenha prato principal, se a tábua for o único prato podemos calcular 200 a 220 gramas por pessoa.  

Para que você arrase na montagem de sua tábua de antepastos segue algumas sugestões do que colocar: 

De 2 a 3 tipos de queijos: Pode usar os deliciossos queijos mineiros, gorgonzola, brie, parmesão, grana, provolone, etc. 

De 2 a 3 tipos de proteína animal – charcutaria – Peperone, salaminho, presunto parma, copa, lombinho canadense, etc. 

Pelo menos 2 frutas finas: Blueberry, framboesa, figo, morango, uva, pitaya, etc.  

Pelo menos 1 oleaginosa: Castanha de Baru, Castanha de caju, nozes, castanha do Pará, etc.  

Pelo menos 1 fruta seca: Damasco, tâmara, ameixa, etc. 

2 tipos de pães, geleias, patês, mel, flores e etc. 

Para dar um toque final, coloque alecrim, manjericão para enfeitar, desta forma a sua tábua de Antepastos será um sucesso e você vai criar memória afetiva nesse dia tão importante para o casal.  

Para essa proposta você pode usar pratos e talheres de sobremesa, coloque uma taça para água e outra para a bebida que for acompanhar a sua refeição, guardanapo do lado esquerdo e ao lado do garfo e do lado direito faca e as taças, no centro o prato de sobremesa. Use uma toalha de mesa ou jogo americano, coloque uma decoração e aproveite o tempo com o seu amor. 

Proposta Requintada 

A outra proposta de Mesa Posta é para quem quer um jantar à dois, com romantismo. Mesmo que você não tenha nada de decoração para a data, você pode improvisar fazendo corações de papel e deixando um recadinho super fofo, usar fotos do casal e deixar a imaginação fluir. Quem sabe até mesmo colher florzinhas e levar para a mesa, além de decorar vai dar um aconchego para o ambiente. As velas são super recomendadas para essa data, não esqueça de colocar uma trilha sonora que ambos curtem. 

Sugiro que a entrada e o prato principal sejam uma comida que vocês gostam de comer quando estão juntinhos.  

Para as duas propostas a sugestão de sobremesa é fondue de chocolate e morango, quem resiste?  

Para a montagem da mesa lembra-se guardanapo e garfo à esquerda, prato centralizado a faca à direita, coloca-se as taças em frente da faca. Escolha uma toalha ou jogo americano que você já tem em casa e não tenha medo de brincar com as cores e ousar. 

Declarações Mineiras 

Para que você feche a noite com chave de ouro, que tal fazer um potinho de amor, coloque nesse potinho frases ou palavras que fizeram você se apaixonar pela a outra pessoa, expressar amor é fundamental.  

E se quiser elevar o nível das declarações, que tal contar com alguns dos trechos românticos escritos por poetas mineiros? Com essas dicas e uma mesa posta feita especialmente para a ocasião, a sua noite será um sucesso. A noite é do casal! 

Usem e abusem da sua criatividade e façam uma mesa posta linda e cheia de personalidade, a dica é paparicar a pessoa amada com algo acolhedor, com o que você já tenha em casa, fazendo com que este momento se torne inesquecível para vocês.  

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Sussu Noronha

Graduada em Turismo e Especialista em Mesa Posta e Table Decor. Ministra cursos, consultoria personalizada e workshops.

Comentários

O que eu procuro em Minas?