Gosto de Minas: Canjicão
Confira a receita do canjicão, uma comida típica das festividades juninas que também é ideal para aquecer nos dias frios.
As festas juninas representam a cultura popular brasileira de diversas formas, seja na música, nas celebrações religiosas, no resgate de antigos costumes ou nas deliciosas comidas de festa junina.
Por aqui, essas tradições são levadas a sério, e no São João não seria diferente. Nossa cozinha é uma das mais representativas da época, e nossos itens ajudam a preparar pratos deliciosos como é o caso da receita do dia, um delicioso canjicão.
Diversos nomes, um sabor inconfundível
Mingau, mungunzá, canjica doce, canjicão, não importa por como você conheça, o fato é que todo mundo é apaixonado por essa delícia.
As variações de nome são presentes devido às diferenças culturais entre os estados brasileiros, e por aqui é mais comum chamarmos essa comida junina de canjica, ou canjicão mesmo.
Qual o nome que essa delícia leva aí na sua região?
Ingrediente conhecido
O canjicão tem como ingrediente principal um dos mais famosos itens da cozinha mineira: o milho, que dessa vez é preparado cozido e ‘temperado’ de forma doce, com variações que podem levar coco, creme de leite, amendoim ou até mesmo, leite adoçado.
Além de muito conhecido, o milho é um dos mais versáteis itens da cozinha mineira, servindo de base para bolos e broas, canjiquinha, doces, pipoca e várias outras delícias que são a cara das festas juninas.
Para trazer a receita de um delicioso canjicão, convidamos a Suzi Chaves, e a dica do dia é arrumar uma decoração bem bonita e aproveitar também outras receitas juninas que já deixamos por aqui.
Então prepara a camisa xadrez, anota os ingredientes e o bom forró e capricha no canjicão:
Canjicão
Ingredientes
500g Milho para canjica branca ou amarela
1a 1,5l de leite
1 xícara de amendoim
1 xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado
1 caixa de leite condensado
pau de canela - 2 a 3
noz moscada - umas 3 raladas
1 colher de chá de sal
Modo de fazer:
-
Deixe a canjica de molho de um dia para o outro (ou no mínimo 8 horas) para facilitar o cozimento e também eliminar o fitato presente no grão (aquela substância presente na maioria dos grãos e que dá gases)
-
No dia seguinte, lave a canjica, escorra e aí sim, coloque uma água novinha a um palmo acima do nível da canjica na panela de pressão. Após pegar pressão, 8 minutos já são suficientes. Se você gostar dela mais molinha, deixe 10 minutos.(Para sua segurança, aguarde a pressão sair sozinha da panela.)
-
Escorra a canjica.
-
E agora vamos temperar. Essa parte não tem segredo: Coloque tudo na panela e espere ferver. Claro que os ingredientes você pode escolher colocar ou não de acordo com sua preferência. Só não se esqueça daquela pitadinha de sal para realçar o sabor. Misturar sal no doce é o truque desta receita. Bom apetite!
E aí, gostou da receita? Incremente a sua festança com as nossas dicas de Bebidas Juninas!
Comentários