Turismo em Minas Gerais | Caipiblue

194
Foto por: Lara Calazans
Atualizado em: 21/09/2023

Tudo que você precisa saber sobre o Caipiblue!

 

Vem saber sobre o que rolou no I Festival Internacional da Cozinha Mineiera e se planejar para o próximo ano!

 

O I Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue aconteceu no início do mês em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, celebrando o intercâmbio cultural, turístico e gastronômico com Curaçao, o país convidado para esta edição.

O Festival também comemorou a criatividade, a história e o legado da cultura alimentar do estado através de ações que reuniram especialistas e gestores da cadeia produtiva do turismo, da cozinha mineira e todos os visitantes do evento! Ele marcou a nova etapa do processo de valorização e reconhecimento da nossa cozinha mineira, já declarada patrimônio cultural imaterial do estado, e teve como curadores os chefs Caio Soter e Felipe Rameh.

Foi tudo tão lindo e hoje vamos fazer um “remember” para matar a saudade!

 


 

 

POR QUE CAIPIBLUE?

A intenção do festival é que em cada ano seja celebrado um tema e em 2023 estamos celebrando o novo voo da Azul Airlines que sai de Belo Horizonte direto para Curação.

Curação é lar de mais de 35 praias cativantes, uma herança diversa que abrange 55 culturas diferentes, incluindo holandesa, espanhola e portuguesa, uma atitude de "viva e deixe viver" e uma arquitetura europeia deslumbrante, que lembra muito as cidades coloniais mineiras. Curaçao permanece um refúgio tropical incomparável no sul do Caribe. um uma ilha holandesa no Caribe, é conhecida por suas praias escondidas em enseadas e seus extensos recifes de corais, ricos em vida marinha.

 

 

O Caipiblue é um drink que foi criado com a bebida mais mineira possível: nossa cachaça, e o licor Curação blue!

Receitinha do Caipiblue para reproduzir em casa:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

A comitiva de Curaçao aterrissou em terras mineiras com autoridades do governo, jornalistas e influenciadores digitais e de cara se encantaram com as belezas naturais do estado, além claro, da nossa diversa e saborosa comida! O grupo se surpreendeu com as nossas cachoeiras, que não existem na ilha caribenha.

Minas Gerais é única e convida a todos a experimentarem suas riquezas naturais, sua mesa farta, acolhedora e repleta de histórias!


 

A NOVA COZINHA MINEIRA

 

 

CONVERSAS DE COZINHA, ALMOÇOS E JANTARES

Conversas de Cozinha, esses foram os simpósios que aconteceram na tenda do jardim do Palácio da Liberdade, com os temas mais variados como a cozinha mineira clássica e contemporânea, proteção e salvaguarda do sistema culinário, promoção e fomento do turismo de experiência.

Todos que passeavam pelo nosso festival puderam saber um tiquinho mais sobre os temas debatidos por convidados muitos especiais como Maria Coeli Simões Pires, Márcia Valéria Cota Machado, Sinval Espírito Santo, Eduardo Batista, Rummenigge Zanola e Fred Sabbag.

Almoços e jantares beneficentes foram realizados nos grandes salões do Palácio, os menus feitos pelos chefs Caio Soter e Felipe Rameh. É de comer rezando!!!

 

 

FEIRINHA

Um dos pontos altos do festival foi a feirinha de produtores mineiros com a participação selecionadas de marcas de cafés, doces, queijos, dentre outras iguarias, vestuário, cosméticos e tudo de mais criativo que a nossa mineiridade proporciona!

Os jardins do Palácio da Liberdade foram tomados pelo movimento dos visitantes apaixonados por Minas! Foi uma oportunidade única de se deliciar com a cozinha mineira na companhia de quem mais gostamos em um ambiente incrível, vem conferir o nosso #tbt:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Visite Minas Gerais (@visiteminasgerais)

 

 

GOSTOU DESSE CONTEÚDO?

SIGA O @visiteminasgerais NO INSTAGRAM PARA MAIS! 

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?