Gosto de Minas: Bolo Mané Pelado
Conheça a receita do bolo mané pelado, uma quitanda típica de Paracatu, que conseguiu arrancar elogios dos jurados de um reality show de gastronomia que foi ao ar recentemente.
As quitandas são verdadeiros mimos da cozinha mineira, não tem como viajar por aqui sem experimentar estar diante de uma mesa farta, com um delicioso café e elas, as quitandas.
O casamento quitanda e café é, sem sombra de dúvidas, um dos casamentos reais da cozinha mineira - lado a lado do nosso queridinho queijo com goiabada, também conhecido como Romeu e Julieta.
O acompanhamento do café de hoje pode ser o delicioso bolo vindo de Paracatu, o Mané Pelado.
Origem da Receita
Apesar do nome curioso, o mané pelado é uma receita muito comportada e saborosa, que coloca em evidência um dos ingredientes mais tradicionais da gastronomia brasileira, a mandioca.
Muito popular na região sudeste e centro-oeste do Brasil, a lenda diz que o nome do bolo é uma homenagem a um agricultor que tinha o hábito de colher mandiocas sem uso de roupas. Curioso, né?
As terras das Quitandas
Em Minas existem diversas terras das quitandas, como certamente é o caso de Igarapé , Congonhas, São Tiago e Paracatu Cidades em que os fogões e fornos das cozinhas mineiras mais tradicionais exalam deliciosos cheiros de quitandas. Esse aroma faz parte do cotidiano de quem vive e quem tem a oportunidade de vivenciar tudo isso de perto em uma viagem por Minas.
A receita de hoje veio de Paracatu, uma cidade a Noroeste das Gerais que é famosa pelo charmoso centro histórico, pelo delicioso Pão de queijo e pela tradição das quitandas passadas entre gerações. Com certeza um destino encantador e saboroso que vale a visita!
Que tal garantir essa quitanda na sua mesa de café hoje mesmo? Vamos colocar a mão na massa com a deliciosa receita da Dona Lazy.
Aproveite a hora do café e compartilhe com a família e amigos. Ah, e não se esqueça de compartilhar o resultado com a gente nas redes sociais, hein?
Bolo Mané Pelado Tradicional
Ingredientes
1 kg de mandioca ralada e espremida
5 ovos caipira
500 g de açúcar
300 g de manteiga da roça
200 g de coco natural ralado
2 colheres de fermento em pó
Modo de preparo
Misturar os ovos, o açúcar e a manteiga, batendo bem. Adicionar a mandioca, o coco e o fermento. Colocar em fôrma untada e levar para assar em fogo brando.
Gostou dessa receita, confira aqui a receita do biscoito de nata, outra deliciosa quitanda mineira.
Comentários