Turismo em Minas Gerais | Blocos curiosos do Carnaval de BH

211
Foto por: Juliana de Souza - Bloco É o Amô
Atualizado em: 06/02/2024

5 blocos diferentões do Carnaval de BH


Centenas de blocos para milhões de foliões é o que se pode esperar no Carnaval de BH, inclusive blocos bem diferentes e curiosos!

 

 

Em 2024, mais de 500 cortejos vão participar do Carnaval da capital mineira, que conta com uma programação bem diversa, extensa e que valoriza nossas culturas. E contando com essa pluralidade, trouxe cinco blocos bem curiosos para, quem sabe, compor a sua folia nesse Carnaval da Liberdade. 

E eu não estranharia se você incluísse todos na sua programação viu… porque é um mais legal que o outro!!

 

Bloco da bicicletinha

Foto: Acervo Bloco da bicicletinha

 

Você já pensou em misturar carnaval e bicicleta na sua folia???

O que o bloco tem de diferente, também tem alegria e garra! O Bloco da bicicletinha surgiu em 2013, com a ideia de unir a paixão pelo carnaval e pela bicicleta. Além de curtir a festa, os foliões também contribuem com a conscientização da população em relação à mobilidade urbana, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e, consequentemente, contribuindo para a redução da poluição e do congestionamento nas ruas da cidade. Sensacional, né?!

O bloco é gratuito e aberto a todos, basta você levar sua bicicleta e muita animação para esse cortejo que, esse ano, comemora o décimo desfile pelas ruas da cidade. O desfile está previsto para o dia 08/02/24 com início da concentração às 20 horas, partindo da Praça Da Bandeira.

 

 

Bloco Queimando o Filme

Esse bloco vai para os amantes do cinema e do audiovisual!!

O Bloco Queimando o Filme representa o cenário audiovisual em BH, onde os foliões e cinéfilos desfilam ao som de famosas trilhas sonoras de cinema e seriados. Ele surgiu de uma brincadeira entre amigos que trabalhavam em uma produtora e já dura uma década.
Uma das principais atrações do Queimando o Filme são as fantasias com referência ao cinema, uma mais criativa que a outra, inclusive fantasias de “pipoca” e “guaraná”... errados não estão!!

Eles sempre homenageiam o cinema e as salas de cinema. Já saíram do Cine Horto, do Cine Santa Tereza e esse ano, no dia 27/01, homenagearam o Cine Belas Artes, um dos poucos cinemas de rua que sobraram em Belo Horizonte e quase fechou em um momento difícil na pandemia.

 


Bloco Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro

Foto: Leo Salvo - Acervo Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro

 

Para os pagodeiros de plantão, o Bloco Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro é o melhor bloco!

O bloco é reconhecido por trazer a nostalgia de grandes clássicos do pagode dos anos 1990, despertando a memória afetiva da geração, assim como sucessos atuais. As músicas são arranjadas para o axé, salsa, maracatu, frevo e pagode baiano, contando ainda com produções autorais, como a música tema. 

O Me Beija, que surgiu em 2014 e esse ano celebra os 10 anos de Carnaval na capital mineira, entende que a vitalidade do Carnaval de rua de BH passa pela valorização da produção autoral, como forma de promover a renovação constante da manifestação popular. Este ano, foi programado para ele sair duas vezes, sendo a primeira apresentação no dia 04/02; e o segundo cortejo está marcado para às 14h do dia 10/02, terça de Carnaval, na Av. Olegário Maciel, 1412, Santo Agostinho.

 

 

Bloco Turu Turu

E é nesse turu turu turu que a nostalgia toma conta da Região Oeste de BH!!

Formado por artistas que compartilham a paixão pela música de Sandy & Júnior, o Bloco Turu Turu alegra os fãs da dupla. O repertório conta com canções que marcaram a trajetória da dupla, trazendo uma adaptação carnavalesca dos grandes sucessos.

Está programado para às 15 horas do dia 10/02 na Praça Carlos Marques. Esse bloco é perfeito pra você que além de gostar das músicas, ainda prefere atrações não muito cheias. Por não estar na Região Central, o bloco tende receber um público reduzido. 

 


É o Amô

 

Foto: Leo Salvo - Acervo É o Amô

 

Para os amantes do ritmo mais popular do Brasil, o Bloco É o Amô mistura os hits do sertanejo com um toque carnavalesco! Mas sem sofrência, viu?!

O bloco É O Amô foi criado em 2018 com o intuito de celebrar o sertanejo retrô! Com uma bateria composta por 100 integrantes, a agremiação procura levar o melhor do sertanejo raiz para as ruas, com um desfile bonito e cheio de alegria! O desfile está programado para às 15 horas do dia 12/02, partindo da Av. dos Andradas, 4000.

Olha que tudo, mulherada: sabendo da existência de algumas canções que objetificam a mulher dentro do universo do sertanejo, a banda tem o minucioso trabalho de modificar as letras, removendo as ideias de rivalidade feminina e de masculinidade tóxica. A mensagem é certa. A música é para todos, sem exceção!

 

Gostou de conhecer alguns dos blocos curiosos de BH? Acompanhe o Visite Minas Gerais no instagram para dicas e conteúdos diários!

 

Sobre o Autor

Thais Miranda

Mineira e futura turismóloga. Apaixonada por conhecer e desbravar novos destinos e culturas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?