Turismo em Minas Gerais | Turismo de Aventura na Serra da Mantiqueira

1.582
Foto por: Márcio Lucinda L - Serra de Lima Duarte
Atualizado em: 20/09/2022

Aventure-se na Serra da Mantiqueira

 

Conheça a encantadora Serra da Mantiqueira com um pouquinho de adrenalina e muito verde.

 

Depois de contarmos um pouco sobre as “Águas que Curam” seguimos nossa jornada pela Serra Mantiqueira, mas agora falando sobre turismo de natureza.

Mas nem só de contemplação da natureza o turista vive! O lugar é perfeito para os amantes dos esportes de aventura. Enumeramos aqui algumas opções para vocês terem um gostinho da diversidade que a região oferece.

 

Foto: Cachoeira dos Garcias, em Aiuruoca

Vale lembrar que a Serra da Mantiqueira integra a lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Turismo de aventura na Serra da Mantiqueira

 

Banhos de cachoeira

As cidades de Baependi e Aiuruoca são destaques quando o assunto é cachoeira, essa dica vai pra quem ama aliar uma caminhadinha a um banho de cachu para lavar a alma! Juntas, elas reúnem mais de 200 cachoeiras.

A Cachoeira dos Garcias, em Aiuruoca, possui uma queda de aproximadamente 30 m, águas cristalinas e piscina natural. A cachoeira é ideal para a prática de rapel em nível avançado (o equipamento tem que ser desmontado dentro da água).

Foto: Cachoeira dos Garcias, em Aiuruoca

A cachoeira da Juju também é conhecida pelos praticantes de rapel, porém aqui o desafio é maior! São 130m de queda d'água para se aventurar! No topo da cachoeira você ainda pode se deleitar com um banho em um dos poços naturais (acesso por trilha). É recomendável o acompanhamento de um guia local e em épocas de chuva sua aventura deve ser realizada em um veículo 4x4!

 

Trekking e hiking

As caminhadas são praticadas por toda a Serra da Mantiqueira com motivações diversas. Para os que gostam de trekking e hiking há 3 dos 10 picos mais altos do país com acesso por MG: o Pico das Agulhas Negras (5º ponto mais elevado do Brasil, com 2.791m de altitude, dentro do Parque Nacional do Itatiaia), o Morro do Couto com 2.680m (8º ponto de maior altitude do Brasil, com 2.680 m de altitude) e o Pico Três Estados (10º mais alto do Brasil, com 2.665 m de altitude).

Você também pode fazer caminhadas com motivações espirituais e históricas, como é o caso das rotas de Nhá Chica, Estrada Real e o Caminho da Fé.

Foto: Parque Estadual de Ibitipoca

 

Mountain bike e cicloturismo

Outra atividade muito presente no destino é o moutain bike e o cicloturismo, com inúmeros roteiros para os amantes do pedal!  

O local possui opções de roteiros de até 10 km a roteiros acima de 300 km. A Volta das Transições  é uma excelente pedida para quem quer levar a sua magrela para percorrer serras, campos e florestas em uma aventura pelos mais remotos e belos caminhos do interior.

Foto: Serra de Lima Duarte, na região da Serra da Mantiqueira

 

Esportes aquáticos

A região é ideal, também, para a prática de esportes aquáticos, como canoagem, raftingstand up paddle, floating e boia cross, podendo ser praticados em destinos como Extrema, Santa Rita de Jacutinga, Lima Duarte, GonçalvesSantana do Garambéu, entre outros.

A região da Mantiqueira até recebe Encontro Anual de Canoagem Turística e Ambiental da Rota dos Bandeirantes, uma expedição de canoagem no alto Rio Grande, que liga os municípios de Lima Duarte (comunidade do Souza) à Santana do Garambéu, em um percurso de 60 km de navegação e acontece na sexta-feira após o carnaval.

A boa notícia é que o evento não é destinado somente a especialistas em canoagem, o trajeto é fácil e adequado a iniciantes! Uebaaa...

 

Foto: Rio Grande, em Lima Duarte

 

Balonismo

Além de todas essas possibilidades você ainda pode ter uma das experiências mais marcantes do turismo de aventura: o balonismo. O nosso mar fica nas alturas, a mais de mil metros de altitude, onde ultrapassamos a barreira das nuvens utilizando o meio de locomoção aéreo mais antigo da humanidade: o balão de ar quente.

 

Foto: Céu de São Lourenço, na Serra da Mantiqueira.

 

Após tantas opções e informações é impossível não se apaixonar pela Mantiqueira, não é mesmo?!

Consulte aqui os receptivos turísticos que podem te ajudar a conhecer esses lugares incríveis.

 

Conheça mais sobre Minas Gerais. Leia aqui 27 Mirantes imperdíveis em Minas.

 

 

Sobre o Autor

Márcio Lucinda

Turismólogo, Consultor em Planejamento e Gestão de Turismo.

Flávia Ribeiro

Turismóloga pela UFMG- MG, Pós-graduação em Gerenciamento de projetos pela FGV. Consultora em Turismo e desenvolvimento regional. Empreendedora Social.

Julia Oliveira

Turismóloga de formação, sagitariana até o osso, atleticana sobre todas as coisas. Adora viajar e nunca recusa convite para comer. Atua como assessora na SPT.

Comentários

O que eu procuro em Minas?