Turismo em Minas Gerais | Melhores queijos do mundo: Queijo das Serras de Ibitipoca

1.121
Foto por: Sítio Primavera (Jorge)
Atualizado em: 15/09/2022

Terra dos Melhores Queijos do Mundo: Serras de Ibitipoca

 

Vamos conhecer essa região que é famosa por sua natureza exuberante e seus deliciosos queijos!

 

A gente não se cansa de exaltar o quanto a produção queijeira em Minas é expressiva e importante para o estado, né?  

Nossos queijos premiados mundialmente, são grande orgulho do povo mineiro, e é por isso que sempre ressaltamos aqui as microrregiões queijeiras. Já falamos da Canastra, do Serro, do Campo das Vertentes, de  Araxá e hoje é o dia de mais uma: As Serras de Ibitipoca

Natureza Privilegiada 

A microrregião Serras de Ibitipoca é composta por 15 municípios, entre os quais estão: AndrelândiaArantinaBias FortesBom Jardim de MinasLima Duarte ,  Santa Rita de Ibitipoca e outros. um dos grandes atrativos da região é o Parque Estadual de Ibitipoca, uma das mais importantes reservas naturais do estado, cuja natureza resplandece e encanta quem visita.  

Sabor das Serras  

Características de solo, relevo e do território, em geral, determinam as especificidades de cada item que produzimos, e com os queijos não seria diferente. O que é conhecido como ‘terroir’, é uma característica específica da produção e influencia diretamente no sabor do produto. Muito presente de diversas formas na cozinha mineira pelas características das diferentes regiões do estado, o ‘terroir’ é fato determinante para o sabor.

Lá pelas bandas de Ibitipoca, o queijo carrega consigo o sabor das serras, contemplado pela água de excelente qualidade da região e modo de fazer único.

Com sabor maturado, levemente ácido e de tom amarelo claro, o queijo da região conquista o paladar de quem passa por ali.  

 

Produção com Potencial 

A produção do derivado de leite na região sempre foi feita por pequenos produtores, mas com muito afinco e zelo na preparação. Não é à toa o reconhecimento e a certificação da região como uma das produtoras do Queijo Minas Artesanal.  

Junto à produção de queijo, despontam por ali a fabricação de doces e outros derivados, com certeza uma região que oferece um colírio aos olhos e muitos agrados ao paladar, é um destino imperdível para se programar e conhecer! 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os queijos das Serras de Ibitipoca? Quando se programar para as experiências da cozinha mineira, não deixe de incluir a região no roteiro, você não vai se arrepender! 

E se quiser conhecer mais sobre outras regiões queijeiras em Minas, dá uma passada no nosso post sobre os Queijos de Araxá

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?