Turismo em Minas Gerais | Simpatias de Ano Novo

842
Foto por: Iqbalnuril por Pixabay
Atualizado em: 15/09/2022

 

7 simpatias de ano novo repaginadas

 

       Repense todas as tradições de fim de ano que conheceu até aqui.
Viemos repaginar as simpatias dessa época do ano com itens ou práticas que fazemos em Minas.
Partiu começar o ano com o pé direito?

 

Na virada do ano todo mundo tem alguma superstição, pode assumir.  

Basta assuntar um pouquinho e aparece uma simpatia aqui, outra ali: usar uma roupa nova, colocar uma folha de louro na carteira, comer uma colher de sopa de lentilha. 

O que não faltam são simpatias para quem quer começar o ano com  o espírito renovado e cheio de boas energias para atrair as mudanças que deseja.

Várias dessas superstições, inclusive, de tanto que repetimos, ano após ano, viraram até tradição. E, por muitas vezes, no fim das contas, a gente já nem sabe mais direito por que está fazendo, não é verdade?

Já parou pra pensar se não tivéssemos simplesmente “importado” esses costumes e se tivéssemos criado nossas próprias tradições? 

Como aqui a gente gosta mesmo é de começar o ano de um jeitinho bem mineiro, vamos propor algumas "novas" simpatias.

1. E se no lugar de tomar um banho de água salgada você...

 

Minas não tem mar, muito menos ondas para pular, mas quem se importa? 

Em solo mineiro, o descarrego das energias negativas fica garantido com um revigorante banho de cachoeira, que fica pau a pau com um mergulho no mar pra se renovar.

2. E se no lugar de usar roupa branca você...

 

O que passamos nesse ano tirou todo mundo do eixo. Por isso, a gente tem uma solução, bem prazerosa por sinal, para atrair equilíbrio emocional e paz interior pra 2021.

Que tal equilibrar pedras em um ambiente relaxante? Em meio a natureza, ouvindo o barulho da água caindo. 

A busca da estabilidade entre as pedras é uma prática milenar usada para meditação e muitos mineiros já adotaram esse trabalho de concentração pelas nossas cachoeiras.

Além de deixar a mente livre e em equilíbrio você ainda vai exercitar a paciência, respirar ar puro e relaxar curtindo um ambiente incrível em meio a natureza. 

Só não se esqueça de devolver as pedras pra onde estavam pra evitar a interrupção de fluxos de rios ou outros impactos causados pela intervenção.

3. E se no lugar de dar 3 pulinhos com uma taça de espumante e jogá-lo pra trás sem olhar você...

 

Quem faz essa simpatia está em busca de deixar o que houve de ruim na vida para trás, certo? O ano de 2020 foi tenso demais e, por isso, nós achamos que merece uma bebida um pouco mais forte e bem tradicional aqui pelas bandas de Minas. 

Então nossa simpatia é: dê 3 pulinhos com uma dose dupla de cachaça e, sem  deixar cair sequer uma gota, jogue tudo pra trás. 

Se você é da turma que adora degustar uma boa cachaça, acalme-se, esse desperdício é bem intencionado. A garrafa é grande, a próxima dose você pode virar.

4. E se no lugar de comer lentilhas você...

Quem come lentilha nas primeiras horas do ano novo está em busca de prosperidade

Vamos combinar que de abundância o mineiro raiz entende, viu. Tanto em proporção quanto em variedade. É cada mesa farta que a gente encontra por aí.  

Então, no lugar da lentilha na mesa que, vamos combinar, é meio sem graça, vale colocar todas as delícias mineiras que fizeram para a ceia na mesa e registrar esse momento na memória da família (e em fotos também) pra garantir que se repita o ano todo.

5. E se no lugar de pular 7 ondas você...

Já tá ficando chato isso, mas vamos superar mais uma vez uma simpatia que tem o mar como ingrediente.

E pra isso, vamos começar já economizando esforços. No lugar de dar 7 pulos sobre ondas, que tal dar 3 pulinhos aí na sua casa mesmo, agradar São Longuinho, famoso por ajudar no setor de achados e perdidos.  

Você deve estar se perguntando, “mas pra quê”, acertei? Acha que não perdeu nada mesmo nesse ano? Nem uma grana que morreu adaptando algum detalhe da casa para o home Office ou nos presentinhos de natal? Para cada boleto dê 3 pulinhos pedindo com muita fé pra reaver o seu dinheiro.

6.  E se no lugar de não comer aves você...

 

Calma lá, essa tradição a gente mantém na ceia de ano novo sim. Mineirinhos raiz amam uma carne suína e essa é uma boa pedida para a passagem do ano novo.

Quem tem um compromisso com essa tradição não quer nenhuma relação com a simbologia de bichos que ciscam pra trás, claro, querem é “adiantar” a vida. Na dúvida se vai funcionar ou não, aproveite a refeição e ano que vem a gente vê se surtirá efeito ou não.

7. E se no lugar de comer 7 uvas você...

Essa é clássica. Comer as uvas e guardar os caroços enrolados em um pequeno papel na carteira é uma simpatia de ano novo para atrair dinheiro

A nossa dica tem potencial para criar um combo de funcionalidades, indo além da simpatia e, pelo menos em terras mineiras, acabando com uma velha polêmica (criando uma maior). Que tal dar uma função real àquela velha vilã causadora de conflitos durante a ceia de fim de ano: a uva passa? 

Se vai atrair dinheiro mesmo ninguém garante, mas se a gente combinar direitinho e todo mundo catar 7 uvas passas do arroz, da farofa, do panetone e o que mais colocam uva passa, ninguém mais vai precisar passar por esse perrengue na ceia e com certeza vai atrair um ano novo mais satisfatório.

Quem aí vai aderir e dar uma função às uvas passas?

Brincadeiras a parte, não entendemos nada de simpatias, o que a gente quer pra 2021 é uma boa dose de leveza e bom humor na vida de vocês. 

Feliz ano novo! Nos vemos em 2021 com mais conteúdos imperdíveis Daqui de Minas. 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?