Dia Internacional do Café: Conheça os cafezais de Minas Gerais
Fotos: Acervo Secult MG - Renata Prado
Há quem diga que o dia só começa depois de uma boa dose de café, há quem use a bebida para se despertar e, ainda, tem aqueles que tem sempre uma xícara ao lado para se inspirar. Alguns o preferem forte, escuro e encorpado, outros, mais fraco, clarinho, quase um “chafé”. Independente de como você prefira, é unânime dizer que o cafezinho faz parte da rotina do brasileiro. O fruto, que deixa aquele cheiro bom no ar e acompanha bem tantas delícias mineiras, ganhou em 2015, um dia internacional para celebrar sua existência e produção.
Minas Gerais se tornou referência em café e produz a maior parte da safra nacional. Principal estado produtor de cafés especiais do país, o tipo se diferencia por sua produção desde o plantio, passando pela colheita e chegando até a xícara. É também aquele que leva as maiores notas ao ser avaliado por especialistas.
Para comemorar o Dia Internacional do Café vamos te mostrar algumas cidades mineiras que são referência na produção e, de quebra, dar algumas dicas sobre o que fazer em cada um desses municípios.
Na região que é afamada por ter o melhor café especial do mundo, é possível fazer um passeio pelas lavouras, conhecer o processo de produção e ao final da rota, participar de uma degustação. Outra opção é fazer um voo de balão que proporciona uma visão panorâmica das cidades e plantações. Agora, se isso tudo ainda não for suficiente, experimente um revigorante banho de café oferecido nessa que é uma das mais famosas estâncias hidrominerais brasileiras, é uma experiência única!
Em São Lourenço, não deixe de conhecer o Mercado Central da cidade, que oferece opções diversas de produtos locais, vale o destaque para o artesanato regional que é um charme.
Considerada uma das cidades polo da produção no Brasil, Manhuaçu tem fazendas que recebem visitação, onde é possível acompanhar todo o processo produtivo. A cidade tem pontos turísticos diversos ligados ao grão, e realizou em 2019 a primeira edição da festa do café, com atividades distintas e feira de negócios. Juntamente com o município de Luisburgo, a cidade vem desenvolvendo iniciativas para fomentar o turismo rural na região.
Beneficiada por seu clima e topografia, a produção de café no município é tradicional e forte. Com diversas cafeterias e uma cultura marcada pela presença das mulheres a frente dos empreendimentos cafeeiros, inclusive nas plantações, é um destino imperdível que oferece também a possibilidade de visitar plantações.
Localizado na região da Zona da Mata, o município possui relevo acidentado, chuvas, solo e média de 700 metros de altitude, que favorecem o cultivo do café e conferem o perfil de sabor ao produto. A maior parte da produção provém da agricultura familiar, com trabalhos manuais de colheita e secagem do grão, o que pode ser acompanhado de perto pelo turista em vários locais, sendo que alguns, ofertam a possibilidade de colher o café.
Carangola oferece também, várias opções para os amantes da natureza. Na cidade é possível visitar um orquidário com mais de 30 mil mudas de orquídeas e bromélias. Para os amantes de atividades físicas e esportes, os morros da Torre e do Cruzeiro são ideais.
A cidade de Patrocínio localizada na região do cerrado mineiro, tem se fortalecido, desenvolvido na produção e conquistado a atenção de amantes do café no país inteiro. Maior município produtor de café do Brasil, é referência no cultivo do grão arábica, cafés de qualidade e por sua alta produtividade. Nos últimos anos, a região tem buscado fortalecer o turismo afim de promover a produção e consumo de café.
Percebeu que o estado tem opções em diversas regiões distintas, para os amantes de café vivenciarem todas essas experiências sensoriais? Então separe sua caneca e continue navegando pelo portal oficial de turismo de Minas Gerais para se programar.
Use #TurismoMG em suas fotos por Minas Gerais e compartilhe sua história!
Playlist - Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!
Comentários