Parque Nacional da Serra do Cipó
O nome se deve à variedade da flora e da fauna da região, onde convivem espécies endêmicas como as sempre-vivas, as canelas-de-ema, o lobo-guará e a onça-parda. Na década de 50, o paisagista Burle Marx classificou a Serra do Cipó como o Jardim do Brasil. Em 1984, o Parque foi criado para proteger essa biodiversidade. Localizado ao sul da cadeia do Espinhaço, envolve áreas dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Seus mais de 30 mil hectares de extensão dividem duas grandes bacias hidrográficas: a do Rio Doce e a do Rio São Francisco. A topografia acidentada, repleta de nascentes, forma rios, cânions, cachoeiras e cavernas, atrativos muito procurados pelos amantes do ecoturismo.
-
Localização
Urbana
Rodovia MG-10, Km 94 -
CEP 35.847-000 - Santana do Riacho - MG
-
Pontos de Referência
Vindo de Belo Horizonte, Lagoa Santa e Aeroporto de Confins, chegando do distrito Serra do Cipó, após atravessar a ponte do Rio Cipó, virar a direita na terceira rotatória (KM 95). Seguir esta rua até o final, chegando na Portaria do Retiro do Parque Nacional da Serra do Cipó.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
O horário máximo de entrada no Parque é até as 16:00hs.
-
Tipo de Visita
Não guiada;Auto-guiada;Guiada;
-
Entrada
Franca
0,00
-
Atividades Realizadas
Caminhada por trilhas, banho de cachoeira, trilhas de bicicleta, contemplação da paisagem e das exuberantes flora e fauna.
-
Acessibilidade