Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos
O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos surgiu em 2012, em Belo Horizonte, no Aglomerado Santa Lúcia. Tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte.
-
Localização
Urbana
Rua Santo Antônio do Monte, 708 - Santo Antonio
CEP 30.330-220 - Belo Horizonte - MG
-
Pontos de Referência
O museu está localizado no Bairro Santo Antonio podendo ser acessado pela Av. Nossa Senhora do Carmo ou pela Barragem Santa Lucia.
-
Horário de Funcionamento
-
Tipo de Visita
Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Visitar acervos de fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais.
-
Acessibilidade