Estação Ferroviária
Este atrativo remonta ao período de ocupação do município, impulsionado pelo funcionamento da ferrovia administrado pela então Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Onde era o distrito de Tábua, atualmente Joaquim Felício, em meados da década de 1920, passou a sediar a estação de “Tabum”, que ligava Monte Azul/MG ao Rio de Janeiro/RJ e esteve em atividade até os fins da década de 1970, quando a EFCB foi extinta. Por sua importância histórica, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Estação Ferroviária de Joaquim Felício é um bem tombado como patrimônio material do município. Atualmente, o prédio da Estação é a sede da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, da Sala Mineira do Empreendedor e do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, além de o espaço externo ser apropriado para a realização de eventos e ações educativas do município, como a Festa de Setembro, a Feira do Produtor Rural, o CarnaFelício. Já o prédio da antiga casa do mestre de linha abriga a sede da Banda Musical Euterpe Feliciana.
-
Localização
Urbana
Praça Mestre Marcial, 0 -
CEP - Joaquim Felício - MG
-
Pontos de Referência
Após entrar no município, seguir por aproximadamente 2,6 km até chegar a Capela Nossa Senhora de Fátima. Siga por mais 400 metros em linha reta, atravesse a ponte sobre a linha férrea e vire à esquerda, onde está localizada a Praça Mestre Marcial e o Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária.
-
Horário de Funcionamento
-
Observação sobre funcionamento
O visitante pode conhecer as dependências do prédio da Estação e acompanhar os ensaios da Banda Euterpe Feliciana que acontece todos os dias a partir das 18h, mediante agendamento prévio.
-
Tipo de Visita
Não guiada;Auto-guiada;
-
Entrada
Franca
-
Atividades Realizadas
Conhecimento da história da cidade e a importância deste bem para a população feliciana.
-
Acessibilidade