Serra de São José
Foto: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão
Defronte da cidade está a serra como uma muralha que protege a velha vila. Localizada entre as cidades históricas de Tiradentes e São João del Rei, os passeios pela mesma são salutares e bucólicos. É possível realizar uma travessia que percorre 12 km de trilha passando pela imponente formação rochosa que atrai os olhares de qualquer ponto da cidade. O trajeto possibilita o contato com vegetação típica desde a Mata Atlântica até o Cerrado, e o visual lá do alto é recompensador.
São várias as trilhas que podem ser realizadas e que levam aos principais mirantes, lagos e cachoeiras, entre elas a do Mangue, que tem esse nome em referência à madeira pau de mangue. Fato interessante é que todas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. Tome cuidado no percurso, pois é recorrente a presença de buracos, registro histórico vivo da busca desenfreada dos bandeirantes por ouro.
Carregando mapa...
Carregando mapa...
Informações Gerais
Endereço:
Antiga estrada Tiradentes, Santa Cruz de Minas , 36.325-000, Tiradentes
Ponto de Referência:
Partindo do Largo das Forras, seguir rua Ministro Gabriel Passos, rua Frederico Ozanam e antiga estrada que liga Tiradentes ao distrito de Santa Cruz de Minas. As agências Tiradentes Brasil (3355-2477) e Uai Trip (3355-1161) têm guias para as caminhadas.
