Cruzeiro da Serra
O Cruzeiro se encontra na crista da Serra dos Cristais a 1200 m ou 1300 m, oferecendo uma belíssima vista panorâmica de Diamantina, das demais serras circundantes, dos vales, do Pico do Itambé e de afloramentos rochosos pitorescos.
Local excelente para apreciar o pôr-do-sol.
O Cruzeiro é o marco do Centenário da emancipação de Diamantina, inaugurado em 06.03.1938.
A Serra dos Cristais faz parte da grande estrutura conhecida do Escudo Brasileiro, o geossinclínio do Espinhaço, que se estende de Ouro Preto Minas Gerais, até a Bacia do Maranhão. A rocha predominante é o quartzito, metamórfica, encontrando-se também filitos e conglomerados.
Vegetação: de maneira geral, é escassa e representada sobretudo por gramíneas.
Fauna: as espécies encontradas são: Cangambá, macaco-guigó e mucuri. Muitas aves, dentre elas observam-se o jacu, araponga e macuco.
O local não oferece trilhas, apenas a estrada que vai até o Cruzeiro que é bem curta e de fácil acesso.
Carregando mapa...
Carregando mapa...
Informações Gerais
Endereço:
Acesso secundário. Rodovia 367, km 38 , 39.100-000, Diamantina
Ponto de Referência:
Acesso secundário para a cidade de Diamantina.

