Foto: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão

 

   

     São João del-Rei é caracterizada pelo seu acervo cultural, histórico e artístico. Sendo a maior cidade setecentista do estado, sua arquitetura transita entre o barroco e o moderno. Ruas antigas, igrejas centenárias, casas coloniais e festas populares – Quaresma, Semana Santa e Carnaval – descrevem as atrações da cidade. É conhecida como a “Terra onde os sinos falam”, pois guarda uma curiosa tradição: pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade, se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher.

     Localizada no Campos das Vertentes, o município possui uma grande diversidade ecológica, definidas pela Mata Atlântica e pelo Cerrado. Assim, suas belas paisagens são marcadas por montanhas, cachoeiras e uma diversificada fauna.

     Os museus e as manifestações culturais transportam o turista a uma viagem para o passado, trazendo, à tona, o estilo colonial da época da exploração do ouro em Minas. A cidade apresenta uma vasta biografia a ser explorada pelo turista, já que, também, foi berço de personagens importantes da história, como: Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes -, D. Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira e Tancredo Neves.

 

Dicas de Viagem: Um dos roteiros quase obrigatórios para quem visita São João del-Rei é o passeio de  Maria Fumaça. São 12 km até a estação de Tiradentes. O passeio dura 35 minutos e tem uma vista privilegiada da Serra de São José.

Ver mais