Contagem faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e possui relevante parque industrial. O município oferece diversas opções de lazer e cultura. O patrimônio da cidade compõe-se de três casarões dos séculos XVIII e XIX, da Casa dos Cacos, da Capela de Imaculada Conceição e Santa Edwiges, da Igreja Matriz de São Gonçalo, da Casa da Cultura “Nair Mendes Moreira”, da Fazenda Vista Alegre e do Centro Cultural Prefeito “Francisco Firmo de Mattos”.

Dentre os atrativos naturais encontram-se os Parques Municipal “Gentil Diniz”, Ecológico do Eldorado, Sarandi e a Represa das Várzeas, local propício para o camping e esportes náuticos e aquáticos. A Comunidade dos Arturos se destaca pelas Festas da Abolição, do Rosário, do João do Mato e Folia de Reis.

 

Dica de Viagem: A Pedreira do Bairro Amazonas oferece espaço para atividade de esportes radicais como high-line, trick-lines, tirolesa e rapel. O artesanato é bem expressivo em Contagem. O visitante pode apreciar e adquiri-los nas Feiras de Artesanato e Alimentação do Bairro Amazonas e de Arte e Artesanato.

Ver mais