Turismo em Minas Gerais | Top Cachoeiras de Minas Gerais

55.990
Foto por: Gabriel Vallim / Acervo Setur
Atualizado em: 28/09/2022
trendminas
Top 4 em matérias mais visualizadas

Top 10 Cachoeiras de Minas Gerais

 

É cachoeira bonita que vocês querem? Pois é exatamente isso que trazemos pra vocês nesse post: as cachoeiras que vocês precisam conhecer ou voltar para um mergulho.

 

Os seguidores do @visiteminasgerais amam uma cachoeira, e a gente também.  

Em um dia ensolarado, a soma de natureza e água pra refrescar é sempre a melhor pedida.

Por isso, trazemos aqui uma lista de cachoeiras que os seguidores do @visiteminasgerais mais interagiram em nosso perfil.

Confere aí e, claro, já escolhe qual vai ser a próxima para conhecer de pertinho.

 

1 - Cachoeira Grande – Serra do Cipó – Distrito de Santana do Riacho

 

 

A Cachoeira está localizada no distrito da Serra do Cipó, cerca de 100 quilômetros da Grande BH. Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó. A extensão privilegiada e seus 10 metros de altura formam um poço ideal para banho. É uma belíssima cachoeira, sem dúvida e, em dias de sol, é possível se aventurar entre suas quedas.

 

2 - Cachoeira Alta – Ipoema (Cachoeira do Macuco)

 

 

A Cachoeira Alta possui uma queda de 110 m de altura e é considerada uma das belas do Estado. Por se localizar perto de um povoado chamado São José do Macuco a Cachoeira é também conhecida como Cachoeira do Macuco. O acesso a ela não é difícil e é bem cobiçada pelos praticantes de canyoning, banhistas e admiradores das belezas naturais de Minas.

 

3 - Cachoeira do Sucupira – Uberlândia

 

 

A Cachoeira possui paisagem apaixonante e queda com 15 metros de altura. O acesso à cachoeira é fácil e seu paredão em 'meia-lua' de 30 metros de largura é de tirar o fôlego. Possui  em sua margem uma praia natural de cascalhos, ideal para relaxar observando a paisagem ou até pra fazer um piquenique.

 

4 - Cachoeira da Fumaça – Rio Claro

 

 

A Cachoeira da Fumaça está localizada no município de Rio Claro, e é considerada a maior vazão de água do Triângulo Mineiro. A cachoeira possui uma queda d´água de aproximadamente 60 metros de altura e 50 metros de largura e devido ao grande volume de agua forma uma fumaça de água que pode ser vista da estrada, que fica a algumas centenas de metros de distância. O que origina então o nome da cachoeira.

 

5 - Cachoeira dos Garcias – Aiuruoca

 

 

Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, as águas da Cachoeira dos Garcias são formadas pelos ribeirões que nascem no Retiro dos Pedros e no Alto do Cidinho. Da cachoeira nasce o Ribeirão do Papagaio, que desagua no Rio Aiuruoca. Aos pés da cachoeira forma-se um tanque arredondado de 10 m de diâmetro, próprio para banho e mergulho de quem sabe nadar. A profundidade pode chegar a 5 m.  Se você gostou dessa dica, recomendamos o acompanhamento de guia ou condutor local e a ida com veículo 4 x 4.

 

6 - Cachoeira Maria Augusta - entre São João Batista do Glória e Delfinópolis

 

 

Localizada na divisa de São João Batista do Glória e Delfinópolis, a Cachoeira Maria Augusta é formada por duas grandes quedas com altura aprox. de 35m e um grande volume de água, esta imponente cachoeira forma a um belo poço de água cristalina com praia de areia fina e cascalho, ideais para tomar sol e se banhar.

 

7 - Cachoeira do  Fundão – São Roque de Minas

 

A Cachoeira do Fundão é uma das mais belas da Serra da Canastra. Por ter um acesso mais difícil, ela permanece quase intacta. Com sua queda de quase 80m e uma piscina natural de forma arredondada, que recebe sol praticamente o dia todo. Está a a 52 km de São Roque de Minas em uma área particular

 

8 - Cachoeira da Gruta  - Delfinópolis

 

Localizada em Delfinópolis ela é uma das cachoeiras do Complexo do Claro. A Cachoeira da Gruta possui um pequeno lago que é excelente para banho e mergulho.

 

9 - Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro

A Cachoeira do Tabuleiro com seus 273m de queda livre é a mais alta de MInas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Fica em Conceição do Mato Dentro e está na área do Parque Estadual da Serra do Intendente. Além da belíssima vista ela possui  várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas.

 

10 - Região de furnas - Cânions de Furnas

 

Por último e não menos importante Capitólio, que tem sido a campeã de fotos em nosso perfil do Instagram.

É banhada pelo Lago de Furnas e conhecida como Rainha dos Lagos, possui atrativos naturais incríveis e paisagens de tirar o fôlego, com muitas cachoeiras e lagos de águas cristalinas.

Os aânions são considerados cartão postal do local com enormes fendas e paredões de onde surgem lindas cachoeiras.

Obs.: O acesso aos cânions só é possível por meio de lanchas, chalanas e catamarãs pelo lago de furnas.

 

Gostou dessas dicas? Clique aqui e descubra verdadeiros refúgios no interior de Minas Gerais.

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?