Turismo em Minas Gerais | Melhor queijo do mundo: Queijo do Serro

3.429
Foto por: Alexandre Junio de Alvarenga Silva
Atualizado em: 14/09/2022

A terra dos melhores queijos do mundo: Queijo do Serro

Queijo e Minas Gerais combinam tão bem quanto queijo e goiabada, né? Nosso estado é famoso pela produção e valorização dessa delícia gastronômica que encanta os paladares por onde passa, tanto que no principal concurso internacional, o Mondial du Fromage, realizado em julho em Tours na França, dos 58 queijos brasileiros premiados - 50 são de Minas Gerais, com destaque para as regiões da Canastra e do Serro.

É tanta informação e gostosura que em um só post  não conseguimos falar de todos. Vamos começar pelo Queijo do Serro, que fica na região dos Diamantes, bem pertinho de Diamantina, a cerca de 240 km da capital mineira. O município é um lugar aconchegante que guarda muitas surpresas a quem o visita.

O Queijo do Serro foi considerado pelo IPHAN como patrimônio imaterial brasileiro, e se destaca por ser feito com leite cru e conservado com menos maturação, devido às condições climáticas da região. Essa preciosidade mineira já rendeu diversos prêmios internacionais em concursos dedicados ao derivado do leite, sendo reconhecido como um dos melhores do Brasil e do mundo.

Com tanta fama e um sabor irresistível, é natural a procura pelos queijos da cidade, e também pelo modo como são produzidos, o que fez com que alguns produtores abrissem suas fazendas para visitação, proporcionando uma experiência que vai mexer com seus 5 sentidos.  Com agendamento prévio é possível conhecer o processo de fabricação, conservação e degustar os queijos, em alguns locais, até colocar a mão na massa (literalmente).

Além de ser um destaque na produção de queijos, a cidade é um charme a parte, conservando seus casarios coloniais e preservando um centro histórico com atrativos de encher os olhos. O Serro foi o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo IPHAN, em 1938. Nesse conjunto arquitetônico, é possível observar a igreja de Santa Rita, um dos tradicionais cartões postais da cidade, e uma ótima opção para fotos e para quem deseja observar o lugar do alto de seus 57 degraus.

Aos amantes da natureza, o distrito de Milho Verde oferece opções de trilhas, e é também, a casa da cachoeira Moinho, uma boa alternativa para quem deseja se refrescar. Além disso, um lugar excelente para quem quer fugir da rotina corrida e agitada, proporcionando muita calmaria.

Terra de inúmeras belezas naturais e arquitetônicas, o Serro é um desses lugares tipicamente mineiros que não dá para deixar de conhecer.  Por aqui a gente garante boas paisagens, sabores, memórias e saberes através de experiências inesquecíveis.

A viagem continua, não perca! Em breve, falaremos sobre o Queijo da Canastra.

 

        

Créditos Fotográficos: 1. Acervo Secult MG - Alexandre Junio de Alvarenga Silva/ 2. Acervo Secult MG - Fernanda Fonseca / 3. Acervo Secult Acervo MG - Rafaela Alves/ 4. Acervo Secult MG - John Brandão

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?