Turismo em Minas Gerais | Passeios com crianças em Minas Gerais

11.741
Foto por: Val Cordeiro
Atualizado em: 22/08/2022

5 Dicas de passeios imperdíveis com crianças em Minas

 

Tem energia sobrando aí entre os pequenos, não é? A gente te ajuda dando dicas do que fazer com eles por Minas.

 

Se você convive com crianças sabe quanta energia elas têm reservada pra gastar, não é mesmo? Já planejou qual vai ser a programação de passeios nessa Semana das Crianças com seus pequenos? 


Aqui vão algumas dicas de passeios que se tornam uma salvação para gastar tanta energia. Prepare suas canelas, vamos te dar algumas opções para se divertir com a criançada!

 

► 1. Brincadeiras e passeio ao ar livre 

Foto: Brincadeiras no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, Pampulha, Belo Horizonte. 

Uma boa pedida é usar e abusar de parques municipais para um passeio que permite o contato com a natureza, andar na grama, ouvir o canto de pássaros e, com certeza, as gargalhadas das crianças.

Mesmo os grandes centros urbanos possuem muitas opções para um passeio como esse que ajudem a repor as energias dos adultos e a gastar a energia acumulada dos pequenos. Esse programa é sempre uma boa pedida! Em Minas Gerais existem diversas opções para ir com a criançada.

 

► 2. Piquenique

Foto: Piquenique no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, Pampulha, Belo Horizonte. 

Em algumas áreas com gramado bem verde é possível já imaginar uma linda toalha estendida sobre a grama, cheia de frutas, bolos, pães e outras tantas delícias. Isso dá pra fazer em muitos lugares por ai, sem desculpa, hein?

E ai na sua cidade, tem um parque ou praça como esses? Aproveite para reviver a sua infância e deixar a criançada feliz vivendo a vida ao ar livre.

Fique atento, para visitar parques é recomendado estar com a vacina contra a febre amarela em dia.

 

► 3. Visita a museus

Museus podem ser bem interessantes para quem passeia com crianças. Duvida?

Existem vários museus que trazem exposições com temas interessantes aos pequenos. Lá na semana da criança, em outubro, muitos oferecem programação especial.

Novo Circuito Liberdade, em BH

Foto: CCBB, no Circuito Liberdade, Belo Horizonte. 

Circuito Liberdade é imperdível, fica em volta da Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Formado por diversos espaços culturais, possui uma variedade de exposições, muitas delas são interativas e tecnológicas. Muitos possuem uma equipe do educativo para conduzir visitas com a turma e tornam o passeio mais interessante ainda.

Em outubro, no mês das crianças, vários desses espaços oferecem uma programação especial e divertida para o público infantil.

Não deixe de visitar o Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale e o CCBB Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Museu com exposição de dinossauros

Foto: Museu dos Dinossauros, Uberaba. 

A visita a museus com essa temática é sempre um ótimo programa para toda a família. O entretenimento está garantido. Existem réplicas e fósseis de grandes dinossauros, e também muitas curiosidades sobre esses incríveis animais, que também habitaram as terras mineiras. Esses museus também possuem outros exemplares da fauna e também da flora brasileira, são uma ótima oportunidade para aprender brincando.

Museus:

E ai, já visitou algum desses museus? Use as crianças como desculpa e vá ser feliz.

 

► 4. Passeio de maria fumaça ou trem

Foto: Passeio de maria fumaça, Tiradentes - São João del Rei. 

Mineiro ama ou não ama um trem? Brincadeiras a parte, esse meio de transporte se tornou um atrativo turístico do nosso estado entre adultos e crianças fascinados com a possibilidade de tornar um sonho em realidade: um passeio nesse trem!

 

► 5. Day use em hotel fazenda

Foto: Hotel fazenda, Santana dos Montes. 

Nesse calor danado que está fazendo, que tal passar o dia em um hotel fazenda próximo a você? A ideia é que você e a criançada possam usufruir das estruturas de lazer do hotel, como playground, piscinas, passeios a cavalo, monitores e brincadeiras. As atividades variam nos pacotes oferecidos em cada hotel fazenda.

Confira mais dicas do que fazer com a criançada clicando aqui.

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?